O arcebispo alemão Georg Gänswein retorna à sua diocese de origem na Alemanha, a partir de 1º de julho, diz um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé divulgado hoje (15).

Com isso, a Santa Sé confirmou o que foi noticiado por um jornal alemão há alguns dias, que dizia que o papa Francisco havia pedido ao ex-secretário de Bento XVI que voltasse para a Alemanha.

Georg Gänswein foi enviado à sua diocese de origem, Friburgo, no sudoeste da Alemanha, sem nenhum cargo ou atribuição, segundo uma reportagem de 2 de junho do jornal Welt.

O papa Francisco teria informado ao bispo Gänswein, de 66 anos, sobre sua disposição durante uma audiência privada em 19 de maio.

Segundo a reportagem do jornal alemão, o papa Francisco “se referiu ao costume de que os ex-secretários particulares dos papas que morreram não permaneceram em Roma”.

Secretário de longa data de Bento XVI, Gänswein também serviu como prefeito da Casa Pontifícia tanto sob Bento XVI quanto sob seu sucessor, o papa Francisco, até fevereiro de 2020.

Proveniente da região da Floresta Negra na Alemanha e filho de um ferreiro, Georg Gänswein foi ordenado padre em 1984 pelo arcebispo Oskar Saier, em Friburgo. Ele tem doutorado em Direito Canônico pela Universidade Ludwig-Maximilian, em Munique.

Confira também: