Donal Walsh estava cansado de ver jovens acabarem com suas vidas enquanto ele lutava todos os dias pela dele.

Nascido e criado no condado irlandês de Kerry, Walsh teve um câncer ósseo na tíbia diagnosticado quando tinha 12 anos. Ele fez quimioterapia por nove meses e passou por uma operação para colocar uma prótese no joelho. Dois anos depois, teve metástase do câncer, no pulmão.

Walsh passou de novo por cirurgia. Removeu metade do pulmão e fez quimioterapia novamente.

Em outubro de 2012, Walsh foi diagnosticado pela terceira e última vez com tumores em cinco locais diferentes de seu corpo.

Durante seus últimos meses, Walsh se dedicou a escrever sobre a sua batalha contra o câncer e como a sua fé lhe permitia perseverar no que chamou de "escalar as montanhas de Deus". Ele também escreveu sobre a sua frustração ao ver o aumento de suicídios de adolescentes.

Foi então que decidiu aparecer na televisão nacional para incentivar os jovens a valorizar a vida.

Poucas semanas antes de morrer, Walsh foi ao programa de entrevistas irlandês "The Saturday Night Show" com Brendan O'Connor, na esperança de enfatizar o valor da existência compartilhando sua própria história.

"Se eu estou destinado a ser um símbolo para que as pessoas valorizem a vida - talvez não só diante do suicídio - mas para que valorizem mais a vida em geral, então eu ficaria feliz em morrer, se é por isso que estou morrendo”, disse Walsh durante o programa de TV.

Walsh morreu quatro semanas depois, em 12 de maio de 2013, com apenas 16 anos.

Ele falou por 19 minutos, e esses 19 minutos inspiraram um país. Meses depois, o legista do condado de Kerry relatou uma queda no número de suicídios depois que Walsh falou.

Dez anos depois, seu legado continua vivo.

Em 11 de maio deste ano, mais de 2 mil estudantes irlandeses se reuniram na Basílica e Santuário de Knock, no condado de Mayo, Irlanda, para homenagear a memória de Walsh. Os estudantes ouviram vários palestrantes que discutiram diferentes temas que afetam o mundo hoje, especialmente a saúde mental. Os pais de Walsh, Elma e Fionnbar, participaram do evento.

"Quando nos disseram que ele estava em estado terminal, nós viramos e começamos a dizer: 'Por que nós?' E ele [Donal] mudou sua pergunta para 'Por que não eu?'", disse Fionnbar Walsh em entrevista no evento com EWTN News In Depth, do grupo de comunicação católico EWTN, ao qual pertence a ACI Digital, que foi ao ar em 2 de junho.

"Donal ficou muito abalado nos primeiros dias, mas isso durou apenas alguns dias", acrescentou Elma Walsh. "E ele decidiu que não deixaria o câncer determiná-lo. Ele queria fazer algo com o que restava de sua vida".

Sua mãe disse que ele tinha uma fé "extraordinária". Adorava rezar o terço e o terço da Divina Misericórdia. Donal pediu à sua mãe que se certificasse de que ele recebesse a santa comunhão todos os dias e que morresse com um "espírito limpo".

"(Sua fé) era algo inato nele. Estava nele... É difícil explicar. Simplesmente estava nele. Fazia parte de Donal", disse a mãe.

Após a morte do adolescente, os seus pais criaram a "Fundação Donal Walsh vive a vida", que até à data arrecadou mais de meio milhão de euros para várias instituições de caridade que promovem a vida. Uma vez por ano, os alunos se reúnem na basílica de Knock para celebrar a missa e receber motivação de palestrantes convidados que falam sobre o valor da existência.

"Acho que muitas pessoas se assustam com a ideia de uma doença terminal, mas com sua coragem ele foi capaz de suportar muitas dificuldades e ainda ter fé, e isso inspira as pessoas", disse Adam Walsh, um adolescente que compareceu ao evento.

Outra estudante, Anastasia Mullen, acrescentou: "Eu acho que é muito inspirador. Ele realmente cria esse farol de esperança para os jovens, ele mantém a esperança viva.

Elma Walsh disse que espera que os alunos que frequentem saiam sabendo "que são amados. Que saibam que suas vidas são preciosas e delicadas e que ninguém sabe o que o amanhã trará, mas valorizem as coisas que têm na vida".

Mais em

Você pode assistir ao segmento completo sobre Donal Walsh no EWTN News In Depth no vídeo abaixo: