O santuário basílica Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), celebra amanhã (16) o seu padroeiro. Uma das tradições da programação festiva é a entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria nos lares, transmitida por rádios locais. “Este ano, trata-se da 56ª entronização transmitida pela rádio. É uma tradição conhecida aqui em nossa cidade, em toda a região e, por que não dizer no estado de Minas”, disse o reitor da basílica, padre Euder Daniane Canuto Monteiro, ressaltando que “são milhares de pessoas, muitas famílias que acompanham o rito da entronização”.

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada sempre na sexta-feira da semana seguinte a Corpus Christi. Foi um pedido do próprio Jesus, quando apareceu para santa Margarida Maria Alacoque, em 1675, no França. À santa, Jesus deixou as 12 promessas do Sagrado Coração e uma delas diz: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.

O padre Euder Daniane disse à ACI Digital que o rito da entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria em um lar “significa uma consagração do lar, da família a Jesus e a Maria”. “A entronização se caracteriza, de modo especial, se tomarmos a própria palavra partindo do dicionário, como elevar ao trono, pôr em altar, exaltar”, afirmou.

“Quando uma família procede em sua casa a entronização das imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, está assim querendo dizer que, verdadeiramente, como família cristã, eleva ao trono em sua casa, e sobretudo em suas vidas, Aquele que muito nos amou e se entregou por nós na cruz e, junto Dele, também eleva Aquela que, com seu ‘sim’, procurou sempre fazer a vontade de Deus e nos pediu para fazer em tudo a vontade do Seu Filho”, disse.

O reitor da basílica de Conselheiro Lafaiete ressaltou que uma pessoa pode ter em casa uma imagem ou quadro do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, mas não fazer a entronização. “Uma coisa é você ter a imagem e o quadro, outra coisa é realizar o rito de entronização através do qual nós nos consagramos pessoalmente e também como família ao coração de Jesus e a Maria”, disse.

Segundo o sacerdote, ao fazer este rito, é como se a família dissesse o mesmo que são Paulo afirma na carta aos Filipenses 2,5: “‘Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus’, ou como na Bíblia traduzida pela CNBB, essa mesma expressão assim dita: ‘o mesmo sentir e o mesmo pensar que o Cristo Jesus’”.

“Assim, a entronização é uma maneira de nos dispormos a configurarmos as nossas vidas e da nossa família ao modo de ser, de pensar e de sentir de Jesus”, acrescentou. Por isso, o padre Euder Daniane destacou que “elevar Jesus ao trono em nossas casas e nossas vidas significa muito mais do que um mero ritual” e “deve ter, para nós, um significado espiritual muito mais profundo”. “Deve significar o nosso compromisso concreto de viver os ensinamentos de Jesus, sobretudo o seu mandamento novo a nós deixados como o seu grande testamento: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’”.

O reitor disse que é importante que “a entronização seja realizada, na medida do possível, na presença de todos os membros da família”, porque “é um momento bonito de consagrar toda a família a Deus, recordando, inclusive aquela palavra de Josué: ‘Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor’”. 

O padre deu ainda outras sugestões, como “preparar um ambiente na casa, um espaço, com um altar, uma vela acesa, um copo de água, talvez uma flor, deixando ali o quadro ou as imagens do Coração de Jesus e do Coração de Maria, aguardando o momento da entronização”.

Sobre o rito de entronização, disse que “se dá, normalmente, primeiro com uma meditação da Palavra de Deus e mesmo dos documentos da Igreja a respeito do sentido da entronização. Logo em seguida, o padre irá orientar os fiéis no sentido de juntos rezarem as orações próprias para a consagração dos lares ao Coração de Jesus e ao Coração Imaculado de Maria. Então, presidirá esse momento, a entronização dos quadros ou imagens que antes serão abençoados por ele”.

O padre Euder Daniane lembrou que, se, após o rito da entronização, “por algum motivo o quadro ou a imagem se quebrar, pode ser substituído, desde que se procure para o novo quadro e a nova imagem a bênção”.

Sobre a entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria nos lares celebrada pela basílica de Conselheiro Lafaiete, o padre Euder Daniane recordou que a tradição começou por “uma iniciativa do monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho em 1967, portanto, dois anos após a criação da paróquia Sagrado Coração de Jesus”. “Ele transmitiu por diversos anos, até 1994, a última entronização que conduziu, porque faleceu logo em seguida. Depois, essa entronização continuou crescendo e se tornando uma presença muito forte na vida de nossas famílias cristãs”.

A entronização será amanhã, às 20h30, “transmitida pelas ondas da Rádio Queluz, da Rádio Vitral e da Rádio Carijós e tomada em cadeia por diversas rádios tanto da cidade quanto da nossa região. Cidades muito próximas e também distantes nos acompanham no momento da entronização”, disse o padre.

Por fim, incentivou as pessoas a fazerem a entronização dos Corações de Jesus e Maria em seus lares, pois, “na medida em que, em nossas vidas ocupam o altar o Coração de Jesus e o Coração de Maria, as nossas vidas se transformam e nós nos tornamos pessoas melhores, pessoas diferentes, mais humanos, mais cristãos. E assim respondemos à nossa vocação à santidade”.

Confira também: