A camisa para a temporada 2023-2024 do time de futebol espanhol Getafe FC traz como destaque a Cruz e o Sagrado Coração de Jesus, em homenagem ao Santuário do Cerro de los Ángeles, que fica na cidade.

O escudo do time é composto por duas partes que fazem alusão a acontecimentos marcantes da história da cidade. Nesta edição, o escudo tem o desenho da cruz, que representa a planta da esplanada do santuário, e do Sagrado Coração de Jesus. O escudo fica no meio do peito da camisa.

Na última temporada, o desenho do escudo homenageou o primeiro voo bimotor de Juan de la Cierva, já que Getafe é conhecida como o berço da aviação espanhola.

No santuário foi erguido o monumento diante do qual o rei Afonso XIII consagrou a Espanha ao Sagrado Coração de Jesus em 1919. Durante a Guerra Civil, o monumento foi "baleado" e demolido por grupos de milicianos anticlericais.

Em 1944 iniciaram-se as obras de reabilitação do local de culto, acrescentando-se também uma cripta para acolher as romarias. A estátua do Sagrado Coração passou de 24 metros de altura para 56 metros, e de dois grupos escultóricos auxiliares para quatro.

As duas primeiras representam a Igreja triunfante e a Igreja militante. A isto se acrescentou uma alusiva à Espanha como defensora da fé e outra à obra missionária da Espanha no mundo na qual estão, entre outros, a serva de Deus Isabel a Católica e são Junípero Serra.

Ao saber da notícia, a associação Enraizados lançou uma campanha para agradecer o gesto dos dirigentes do clube de futebol da primeira categoria espanhola.

 

Confira também: