A igreja de São Salvador, em Jerusalém, foi o centro das celebrações da festa de santo Antônio de Pádua, padroeiro da Custódia da Terra Santa.

Os franciscanos colocaram pães especiais aos pés do santo e foi celebrada uma missa solene com ato de consagração dos frades.

A Custódia da Terra Santa é uma província franciscana da Ordem dos Frades Menores cuja missão é cuidar dos lugares santos. Eles têm santo Antônio como padroeiro, porque quando passaram por momentos de dificuldade, invocaram a proteção do santo e foram libertados.

A festa de santo Antônio começou na tarde da segunda-feira (12), com a oração das primeiras vésperas, um conjunto de orações que padres e religiosos rezam, em união com toda a Igreja, a partir de um livro chamado Liturgia das Horas. A celebração foi conduzida pelo padre Francesco Patton, Custódio da Terra Santa.

Diante da imagem do santo foram colocados muitos pães, que durante a liturgia foram aspergidos com água benta e incensados.

São os chamados “pães de Santo Antônio”, que costumam ser distribuídos aos mais necessitados. Após a bênção final, o próprio padre Patton distribuiu alguns pães aos presentes.

Ontem (13), dia de santo Antônio, o custódio da Terra Santa também rezou uma missa solene. Dom Pierbattista Pizzaballa, patriarca de Jerusalém, participou da missa junto com os fiéis, religiosos, peregrinos e líderes de outras confissões cristãs que se reuniram na igreja de São Salvador.

Na sua homilia, o padre Patton recordou que santo Antônio é frequentemente invocado para encontrar objetos perdidos. Ele exortou a invocá-lo também para “encontrar uma maneira de servir à Igreja e aos irmãos”.

“Se fizermos isso, o próprio santo nos sugere em muitos de seus sermões, esta vida terrena será totalmente significativa e, no final, encontraremos plenitude de vida e felicidade em Deus”, disse Patton.

Após a comunhão, todos os franciscanos da Custódia da Terra Santa rezaram uma oração de consagração a santo Antônio, na qual pediram ao seu padroeiro que continue os ajudando na missão que a Igreja lhes confiou nos lugares santos.

Tudo se concluiu com a bênção final que foi dada com uma relíquia do santo.

Confira também: