Com o templo lotado de fiéis, foi celebrada ontem (13) uma missa solene em homenagem a santo Antônio, em Pádua, Itália, na basílica onde está o túmulo do santo. As ruas ficaram lotadas durante a passagem da relíquia.

O santo está sepultado na Basílica de Santo Antônio de Pádua, que é custodiada pelos Franciscanos Menores Conventuais (OFMConv). Dom Fabio Dal Cin, arcebispo de Loreto e delegado pontifício para a basílica rezou a missa.

Segundo os franciscanos de Pádua, em sua homilia o arcebispo se referiu à situação internacional instável provocada pela guerra na Ucrânia e pelos conflitos em outras partes do mundo. Nesse sentido, recordou que santo Antônio também viveu momentos difíceis, mas soube ser sábio, olhando tudo com os olhos de Deus e assim se tornou “um homem de paz”.

“Violência, engano, fofoca, duplicidade não são de Deus. Sinceridade, transparência, preocupação com o próximo são de Deus. Em resumo, é de Deus quem tem paz em seu coração”, disse.

"Antônio também disse que aquele que tem paz no coração deve ser chamado de homem de Deus", acrescentou.

Depois da missa aconteceu a procissão com uma relíquia do maxilar de santo Antônio, que é lembrado como um grande pregador e um eminente Doutor da Igreja pelos seus ensinamentos.

Esses restos mortais foram transportados em um andor, enquanto atrás deles caminhavam e rezavam os vários grupos religiosos e paroquiais que participaram da festa antoniana.

Na procissão também tinha uma imagem do santo com o Menino Jesus nos braços, que foi levada em cima de um pequeno veículo da Polícia do Estado.

Durante o percurso, muitas pessoas saíram de suas casas para se unir às pessoas que paravam para ver a passagem da procissão. Várias aproveitaram a ocasião para fazer uma oração e tirar fotos como recordação.

Quando a procissão voltou à basílica, dom Fabio Dal Cin agradeceu a todos aqueles que tornaram possível esta festa.

Lembrando da origem portuguesa do santo, uma vez que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será em Portugal, dom Fabio pediu a "Santo Antônio de Lisboa e Pádua" que continue intercedendo junto de Deus "para que possamos crescer no nosso caminho de santidade e dar frutos de bondade em nossos contextos ordinários de vida”.

Os franciscanos de Pádua disponibilizaram um espaço digital para que pessoas de todo o mundo enviem seus pedidos e acendam uma vela virtual no túmulo do santo.

Confira também: