Dom Paulo Jackson deixa o cargo de bispo de Garanhuns (PE) e assume o cargo de arcebispo de Olinda e Recife. O segundo vice-presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) assume o lugar de dom Antônio Fernando Saburido, OSB, que renunciou por ter atingido a idade de 75 anos.

 

“É com muita alegria que recebo essa missão da Igreja e ao mesmo tempo com a responsabilidade de ser pastor de uma arquidiocese de quatro milhões de habitantes, com toda a complexidade de Olinda e Recife”, disse dom Paulo em vídeo publicado nas redes sociais. “Sou grato a Deus, à querida diocese de Garanhuns, onde estou há oito anos. Agradeço a dom Fernando Saburido, a dom Limacêdo, e peço a vocês que orem por mim. Que o Espírito Santo possa guiar esse caminho bonito de sinodalidade que se abre a partir de agora”.

 

.

 

Nascido em São José de Espinharas (PE) em 17 de abril de 1969, dom Paulo estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife entre 1987 e 1989 e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (PB) de 1990 a 1992, sendo ordenado presbítero em 17 de dezembro de 1993. O arcebispo fez mestrado em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma de 1997 a 2000 e doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma entre 2007 e 2010.

 

Dom Paulo Jackson foi nomeado bispo da diocese de Garanhuns (PE) pelo papa Francisco em 20 de maio de 2015. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 18 de julho de 2015, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos (PB), sendo presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e tendo como bispos co-ordenantes dom Eraldo Bispo da Silva, bispo de Patos (PB), e dom Manoel dos Reis de Farias, bispo de Petrolina (PE).

No mesmo ano, dom Paulo foi escolhido membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB entre 2015 e 2019. Foi eleito presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, que abrange os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, de 2019 a 2023, também desempenhando a função de referencial para a Doutrina da Fé no regional.

Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano, o arcebispo foi eleito segundo vice-presidente da CNBB de 2023 a 2027. 

Confira também: