Santo Antônio de Pádua, que é celebrado hoje (13), tem o título de Doutor da Igreja por seus ensinamentos, úteis para os fiéis de todos os tempos. Em seus escritos deixou várias orações que compôs a Jesus para pedir sua graça e misericórdia.

Santo Antônio é representado com o Menino Jesus nos braços porque certa vez foi visto contemplando em êxtase um bebê resplandecente que trazia nos braços. Ele também teve a bênção de perceber a proximidade do Filho de Deus antes de morrer, porque naquele momento disse com um sorriso: “Vejo Nosso Senhor vindo”.

Segundo a Província italiana de Santo Antônio de Pádua dos Frades Menores Conventuais, o santo escreveu pequenas orações a Cristo. Abaixo estão três orações compostas pelo próprio santo Antônio de Pádua:

1.- Senhor Jesus, não escondas de nós a tua face, não te afastes do templo dos nossos corações e não entres em juízo pelos nossos pecados.

Infunde em nós a tua graça, tem misericórdia dos nossos pecados, livra-nos da morte eterna e leva-nos ao teu reino, onde com Abraão, Isaac e Jacó, possamos ver o dia da eternidade.

Com a tua ajuda, Tu que és digno de toda honra, poder, louvor e majestade para todo o sempre. Amém.

2.- Senhor Jesus Cristo, infunde em nós a tua graça para pedir e para receber a plenitude da verdadeira vida.

Roga por nós ao Pai, para que nos conceda uma fé reta que mereça alcançar o lugar da vida eterna.

Com a tua ajuda, Tu que és o princípio e o fim, digno de louvor, admirável e inefável pelos séculos dos séculos. Amém.

3.- Senhor Jesus Cristo, pedimos-te que nos dês amor a Ti e ao próximo, que nos tornes filhos da luz, que nos defendas das quedas do pecado e das tentações do maligno, para que possamos merecer alcançar a luz gloriosa do teu rosto.

Com a tua ajuda, Tu que és bendito e glorioso, pelos séculos dos séculos. Amém.

Confira também: