O bispo nomeado de Bragança-Miranda, Portugal, dom Nuno Almeida, pediu ontem (12) orações pela recuperação do papa Francisco e pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Dom Nuno celebrou a peregrinação internacional aniversária deste mês no santuário de Fátima, que recorda a segunda aparição da Virgem Maria aos pastorinhos em 13 de junho de 1917.

“Permanecemos especialmente unidos ao papa Francisco, rezando pelas suas intenções e pela sua saúde”, disse dom Nuno Almeida durante a vigília da peregrinação na noite de ontem.

Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 7 de junho, quando foi submetido a uma cirurgia intestinal. Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o papa segue se recuperando, fazendo fisioterapia respiratória e também dedicando seu tempo a atividades de trabalho, leituras e oração.

Durante a vigília de ontem, dom Nuno Almeida também convidou os peregrinos a se unirem “aos jovens de todo o mundo, na preparação da grande Jornada Mundial da Juventude que a passos largos se aproxima”. A JMJ acontecerá em Lisboa de 1º a 6 de agosto, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Convidamos os jovens a imitar Maria, a levantar-se e a partir, não adiando a decisão de participar na Jornada Mundial da Juventude e a fazer a sua inscrição os mais depressa possível”, disse dom Nuno, que tomará posse na diocese de Bragança-Miranda no dia 25 de junho.

O bispo exortou a imitar “Maria na sua total disponibilidade para pôr em prática a Palavra de Deus”. Segundo ele, essa disponibilidade para servir é um ato de amor “que se torna serviço e dedicação, sobretudo pelos mais frágeis, mais vulneráveis e mais pobres, e que transforma os nossos rostos e nos enche de alegria”.

Para dom Nuno, “urge, em tempos em que predominam tentações para o individualismo e comodismo, promover uma cultura do serviço”, que “começa sempre pelo ‘faça-se’”.

“Queridos irmãos e irmãs, especialmente vós, os mais novos, vós, queridos jovens, tende a coragem de perguntar a Deus: Senhor, que quereis que eu faça? Deixai que o Senhor vos fale ao coração e fazei tudo o que Ele vos disser, como nos pede hoje Maria”, disse.

Confira também: