O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, enviou um telegrama de condolências em nome do papa Francisco pela morte de Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro e parlamentar italiano, aos 86 anos na manhã de hoje (12).

Na mensagem, publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé e dirigida à filha mais velha de Berlusconi, o papa Francisco transmite "sua sincera participação no luto pela perda de um protagonista da vida política italiana”.

O papa se refere a Silvio Berlusconi como um homem que “assumiu suas responsabilidades públicas com um temperamento enérgico”.

Ele invoca de Deus "a paz eterna para ele e o consolo do coração daqueles que choram sua morte".

O papa Francisco se une às condolências “com fervorosa lembrança em oração”.

Silvio Berlusconi, líder do grupo político Forza Italia, morreu hoje (12), no hospital San Raffaele, em Milão, Itália, de leucemia. O funeral será na próxima quarta-feira (14), na catedral de Milão.

Silvio Berlusconi foi primeiro-ministro em várias ocasiões, além de senador e deputado. Ele fundou e foi presidente do grupo de comunicação Mediaset e proprietário do clube de futebol AC Milan até 2017.

Em junho de 2008, quando era primeiro-ministro italiano, Berlusconi foi recebido pelo papa Bento XVI no Vaticano, com quem discutiu diversos assuntos como a contribuição da Igreja Católica no país ou os acordos entre a Santa sé e a Itália. Eles também tiveram uma reunião em 2005. Berlusconi se encontrou com são João Paulo II em 2001.

Confira também: