“A Eucaristia chama-nos à primazia de Deus e ao amor aos irmãos. Este Pão é, por excelência, o Sacramento do amor”, escreveu o papa Francisco ontem (11), em sua conta no Twitter, por ocasião da solenidade de Corpus Christi. “É Cristo que se oferece e se parte por nós e nos pede que façamos o mesmo, para que a nossa vida seja trigo moído e se torne pão que alimenta os irmãos”.

 

O papa Francisco está passando o seu período pós-operatório no apartamento do décimo andar da Policlínica Gemelli, em Roma, onde na quarta-feira (7), passou por uma cirurgia abdominal.

A sala de imprensa da Santa Sé informou hoje (12) que o pós-operatório do papa continua regular e que ele “continua a se alimentar normalmente”. Estima-se que a recuperação continue até o próximo domingo (18).

O papa Francisco não pôde celebrar a missa na esplanada de São João de Latrão e a tradicional procissão de Corpus Christi no ano passado por causa de problemas de saúde.

Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, a celebração não aconteceu por causa das “limitações impostas ao papa pela gonalgia (doença do joelho) e às necessidades litúrgicas específicas da celebração”.

O papa Francisco costuma celebrar a missa de Corpus Christi no átrio da basílica de São João de Latrão, com a tradicional procissão na rua Merulana, em Roma, até chegar ao átrio da basílica de Santa Maria Maior, onde dá a bênção eucarística.

No entanto, isso não acontece há seis anos devido às restrições da pandemia e porque em 2019 o papa celebrou o Corpus Christi na igreja de Santa Maria Consoladora e depois conduziu a procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas circundantes.

Confira também: