A Fundação Real Madrid e as Missões Salesianas assinaram um acordo de colaboração para promover uma nova escola socio-desportiva para menores carentes, em situação de risco e refugiados da Ucrânia na Polônia.

Os menores beneficiários não vão aprender só futebol ou basquete, mas também terão aulas de reforço escolar, exames médicos, acompanhamento nutricional, atendimento psicológico e orientação jurídica para os que estejam em condição de refugiados.

O Real Madrid descreve as escolas socio-desportivas como "programas educativos de futebol, não de formação técnica profissional" e diz que "não são, de forma alguma, um pré-recrutamento para o Real Madrid C.F., mas promovem o prazer e o aprendizado do futebol e dos valores como forma adequada de usar o tempo livre e de um estilo de vida saudável”.

Segundo a Agência de Notícias Salesianas (ANS), a assinatura para a criação da escola aconteceu na Cidade Desportiva do Real Madrid, na capital espanhola, na segunda-feira (5). Participaram representantes das Missões Salesianas, da ONG salesiana "UKS Salos Ełk" e dos Salesianos da Polônia (província oriental).

Eles foram recebidos pelo diretor-geral da Fundação Real Madrid, Julio González, e pelo diretor de Relações Institucionais do Real Madrid, Emilio Butragueño, que disse que o "Sistema Preventivo Dom Bosco se encaixa perfeitamente" com a "metodologia de trabalho" do clube.

Butragueño, ex-jogador do Real Madri, elogiou o trabalho feito em conjunto com os religiosos, que busca "manter dezenas de menores longe de hábitos prejudiciais", destacando "a esperança de que o esporte possa ajudar os jovens em seu tempo livre para transformá-lo em hábitos saudáveis".

Segundo a ANS, a área de formação da fundação madrilenha já deu formação inicial a 14 treinadores e 7 dirigentes na Polônia. As atividades decorrerão “em modernas instalações desportivas construídas em 2019”.

Esta é a 21ª escola socio-desportiva entre a Fundação Real Madrid e os Salesianos. Há 13 anos as Missões Salesianas e a instituição esportiva promovem outros centros.

O primeiro surgiu em 2010 numa comunidade do Rio de Janeiro. Depois, outros centros foram abertos na República Dominicana, Serra Leoa, Senegal, Moçambique, Egipto, Camarões, Portugal, etc. No total, a parceria está presente em 15 países de três continentes, atendendo a mais de 4,5 mil menores.

Confira também: