A festa de santo Antônio volta a acontecer em Maringá (PR) depois de três anos suspensa por medidas impostas contra a pandemia de covid-19. Mais de 6 mil pessoas são esperadas para a 23ª edição da festa entre os dias 9 a 11 de junho, na paróquia santo Antônio de Pádua, na Vila Santo Antônio.

Segundo a arquidiocese de Maringá, a festa de santo Antônio, em que devotos agradecem a Deus pelas graças alcançadas por intercessão de santo Antônio, é uma das festas mais populares na arquidiocese.

A celebração da memória de santo Antônio é dia 13 de junho. Neste dia, a paróquia santa Antônio de Pádua realizará uma missa solene em honra ao santo, às 20h.

Durante a festividade haverá missas, shows e barraquinhas com comidas típicas. Além disso, a festa de santo Antônio também terá o bolo do padroeiro, que neste ano terá 120 metros, serão cerca de 15 mil pedaços de bolo vendidos a R$ 5,00 na secretaria da paróquia ou ao final das missas. Dentro de alguns pedaços foram distribuídas três medalhas de ouro, dez de prata e três mil de aço. Acredita-se que aquele que encontrar uma medalha no pedaço do bolo alcançará uma graça pela intercessão de santo Antônio. A entrega dos pedaços do bolo acontecerá no domingo (11), das 7h às 14h, na paróquia.

Segundo post do Vatican News, Santo Antônio de Pádua foi um grande pregador. Ele nasceu em 1195, em Lisboa, Portugal e foi batizado com o nome de Fernando. Aos 15 anos ingressou no Convento dos cônegos de Santo Agostinho, nas proximidades de Lisboa, permanecendo lá pouco mais de dois anos. Foi ordenado padre no ano de 1220. Em setembro de 1220, ele deixou os agostinianos e ingressou na ordem franciscana. Neste momento abandonou o nome de batismo e passou a se chamar Antônio. Depois de estudar a regra franciscana, foi para o Marrocos. Mas por conta de uma enfermidade retornou a Portugal. No dia 8 de maio de 1221 foi para Assis e participou de um dos capítulos da ordem franciscana. Depois retornou a Portugal e foi trabalhar num pequeno eremitério, e lá, viveu uma vida de oração por nove meses.

Em 1222 as ordenações sacerdotais dos religiosos dominicanos e franciscanos foram realizadas em Forlì, na Itália e pediram a Antônio que fizesse o sermão de improviso. Todos ficaram admirados e ali iniciou sua missão de pregador no sul da França e na Itália. Em 1223, ele foi convidado a ensinar teologia em Bolonha e ensinou as verdades básicas da fé ao clero e aos leigos. Antônio foi o primeiro professor de teologia da ordem franciscana recém-criada. Em 1230, por ocasião do capítulo geral houve a transladação dos restos mortais de são Francisco para a nova basílica erguida em sua honra, frei Antônio foi liberado das posições de governo da ordem e por sua grande estima entre os superiores da Ordem Menor, recebeu o novo papel de "pregador geral", com a faculdade de ir livremente onde ele considerasse apropriado, e escolhido, com outros seis confrades, para representar a Ordem ao Papa Gregório IX. Antônio fez algumas viagens curtas em Pádua, entre 1229 e 1230 e entre 1230 e 1231. Seus sermões foram considerados como as mais notáveis obras literárias de natureza religiosa compilada em Pádua durante a Idade Média. 

Em 1231, Antônio ficou doente e morreu aos 36 anos, no dia 13 de junho em Arcella, bairro a norte de Pádua. Suas últimas palavras foram: "Eu vejo o meu Senhor". Era sexta-feira, 13 de junho. Ele foi sepultado em Pádua, na pequena igreja de Santa Maria Mater Domini, local onde ele se refugiava espiritualmente. Em 1263, quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta e, até hoje, numa redoma é venerada por milhares de peregrinos. No dia 30 de maio de 1232, frei Antônio foi canonizado pelo papa Gregório IX. Em 1946 o papa Pio XII proclamou santo Antônio, como “Confessor e Doutor da Igreja”, com o título de Doctor Evangelicus.

 

Confira também: