Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 disseram que a jornada “não se faz sem o papa”. Francisco está internado desde quarta-feira (7) no Hospital Gemelli, em Roma, após passar por uma cirurgia intestinal. A JMJ acontecerá na capital portuguesa de 1º a 6 de agosto.

Em resposta ao jornal “Público”, o comitê organizador local da JMJ Lisboa 2023 disse que “a Jornada Mundial da Juventude é um encontro do papa com os jovens de todo o mundo que ocorre sempre com a sua presença, independentemente de algumas limitações físicas que possa apresentar”. Por isso, não há outro cenário possível caso Francisco esteja impossibilidade por motivos de saúde, pois ninguém coloca a hipótese de o papa ser representado por outra pessoa.

Na apresentação do programa da visita do papa Francisco a Portugal, na terça-feira (6), o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar, disse que “não existe um plano B” para a jornada. “O nosso único plano é F, de Francisco”, declarou.

O programa oficial da viagem do papa Francisco a Portugal, de 2 a 6 de agosto, inclui a cerimônia de acolhida na JMJ, no dia 3, a confissão de alguns jovens na manhã do dia 4 e a participação na via-sacra na noite do mesmo dia, a vigília com os jovens no dia 5 e a missa de encerramento da jornada e o encontro com os voluntários no dia 6.

Além dessa agenda da JMJ, Francisco terá encontros com autoridades, religiosos, estudantes, representantes de centros de assistência sócio-caritativa e irá ao santuário de Fátima para rezar com jovens doentes na capelinha das aparições.

A organização da JMJ também confirmou que, embora não esteja no programa oficial, o papa se encontrará com algumas vítimas de abusos na Igreja em Portugal.

Confira também: