“Com certeza o nosso querido papa Francisco vai estar conosco em agosto. Cheio de vontade está ele e nós também”, disse o patriarca de Lisboa, Portugal, cardeal Manuel Clemente, sobre a participação do papa na Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 1º a 6 de agosto na capital portuguesa.

O papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde quarta-feira (7). Ele passou por uma cirurgia no intestino, por causa de uma hérnia.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse hoje (9) que Francisco “repousou durante a noite” e que, segundo a equipe médica, o papa “está melhorando progressivamente e o decurso pós-operatório é regular”.

O patriarca de Lisboa, dom Manuel Clemente, comentou sobre a presença do papa Francisco na JMJ ontem (8) ao final da missa de Corpus Christi. Ele também falou sobre o encontro do papa com as vítimas de abusos sexuais em Portugal. Segundo o patriarca, será um encontro discreto.

O papa Francisco visitará Portugal de 2 a 6 de agosto, por ocasião da JMJ Lisboa 2023. O programa oficial da viagem foi divulgado na terça-feira (6) pela Santa Sé. Francisco participará das atividades da Jornada Mundial da Juventude, como acolhida, via-sacra, vigília e missa de encerramento, além de encontros com autoridades, religiosos, estudantes, representantes de centros de assistência sócio-caritativa. O papa também visitará o santuário de Fátima, em 5 de agosto, para rezar com jovens doentes na capelinha das aparições.

Confira também: