O papa Francisco recebeu no sábado (3), no Vaticano, o prelado da Opus Deis, monsenhor Fernando Ocáriz, acompanhado pelo vigário auxiliar da prelazia, padre Mariano Fazio.

Em mensagem publicada no site da Opus Dei, monsenhor Ocáriz manifestou a sua alegria pelo encontro com o papa Francisco e partilhou que conseguiu lhe transmitir "o afeto e a união dos fiéis do Opus Dei à sua pessoa” e informar “dos trabalhos realizados no passado mês de abril durante os dias do Congresso geral extraordinário”.

“Também pude contar-lhe sobre o ambiente daqueles dias, e o desejo de fidelidade ao carisma de são Josemaria e de união com o papa que se manifestou em todos”, acrescentou.

O prelado disse que comunicou ao papa Francisco “que começamos a trabalhar com o Dicastério do Clero no documento que saiu do Congresso, para a decisão a ser tomada pela Santa Sé”.

Mencionou ainda que pôde contar ao papa Francisco sobre vários trabalhos apostólicos que fazem para “transmitir o anúncio do Evangelho e servir muitas pessoas”. O monsenhor Ocáriz falou da alegria do papa.

“O Santo Padre expressou a sua alegria por tudo o que ouviu, comentou o bem que muitas pessoas do Opus Dei fazem no mundo e, ao mesmo tempo, encorajou-nos a difundir o nosso espírito ao serviço da Igreja em todos os lugares”, disse Ocáriz.

Depois de dizer que o papa enviou a sua bênção a todos os membros da Obra, como os seus membros chamam a Opus Dei (Obra de Deus), o prelado pediu para rezar muito pelo papa Francisco e pelas suas intenções.

Especialmente neste mês de junho, quando se celebra a festa de são Josemaría Escrivá, fundador da prelazia, a quem confiou o trabalho dos próximos meses.

O congresso geral extraordinário da Opus Dei

De 12 a 17 de abril, aconteceu em Roma o Congresso Geral Extraordinário da prelazia pessoal da Opus Dei, no qual participaram 126 mulheres e 148 homens – 90 deles padres – de todo o mundo, para adaptar os estatutos da prelazia ao motu proprio Ad charisma tuendum, no qual o papa Francisco estabelece a reforma da instituição.

Neste documento pontifício de julho de 2022, o papa Francisco modificou dois artigos da Constituição Apostólica Ut sit – com a qual a Opus Dei foi erigida como prelazia em 1982 – para adequá-los às normas introduzidas recentemente pela constituição apostólica Praedicate Evangelium, sobre a Cúria Romana.

Em seu artigo terceiro, acrescenta que os Estatutos da Opus Dei “serão oportunamente adaptados, por proposta da própria Prelazia, para aprovação pelos órgãos competentes da Sé Apostólica”.

Confira também: