Faltando dois meses para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, Portugal, cerca de 600 mil peregrinos já se inscreveram para o evento, além de 20 voluntários. Os dados foram divulgados hoje pela JMJ Lisboa 2023.

“À semelhança do que aconteceu em anteriores Jornadas Mundiais da Juventude, à medida que se aproxima da data do encontro, assiste-se ao crescimento do interesse e na adesão ao maior e único encontro do Papa com jovens de todo o mundo”, afirma a organização da JMJ Lisboa 2023. O evento acontecerá de 1º a 6 de agosto, na capital portuguesa, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39).

Segundo a organização, “tendo já cerca de 600 mil peregrinos pré-inscritos, 400 mil na fase 2 de inscrição, e 200 mil com inscrição completa, a JMJ Lisboa 2023 conta com representantes de 184 países”. Entre os países com maior número de peregrinos que finalizaram a inscrição estão: Espanha, com 39.777, Itália, com 32.369, Portugal, com 19.350, França, com 9.283, Polônia, com 9.053, e EUA, com 5.807.

Inscreveram-se também 20.605 voluntários, “dos quais 363 são voluntários exclusivos para a área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem”.

Também estão registradas cerca de 6 mil famílias para acolher os jovens peregrinos nas dioceses de acolhimento, Lisboa, Setúbal e Santarém. Além disso, para alojamento coletivo, “a Fundação JMJ Lisboa 2023 tem até ao momento 400 mil espaços nas dioceses de acolhimento e está ainda em negociações para a assinatura de protocolos com Câmaras e outras entidades municipais nestas localidades”.

A organização informou ainda que “todos os peregrinos” serão “apoiados por uma rede de alimentação que, com o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), conta até ao momento com mais de 1.000 estabelecimentos parceiros, que vão disponibilizar mais de 2 milhões de refeições”.

Sobre as atividades da JMJ, a organização disse que, além dos atos centrais, haverá “201 intervenções” entre os dias 1º e 6 de agosto, entre as quais estão “eventos de música, conferências, exposições, teatro, dança, cinema e torneios desportivos, entre outros”. Essas atividades acontecerão “em 90 espaços espalhados pelos concelhos de Lisboa, Loures e outros municípios, nomeadamente os que acolhem peregrinos. Ao todo, estas intervenções artísticas contam com representantes de 55 países”.

Os atos centrais da JMJ incluem a missa de abertura, a acolhida ao papa, a via-sacra, a vigília e a missa de encerramento.

A missa de abertura será celebrada pelo patriarca de Lisboa, cardeal Manuel Clemente, no dia 1º de agosto, no Parque Eduardo VII. No mesmo local acontecerá a celebração de acolhia ao papa Francisco, em 3 de agosto, e a via-sacra com a presença do papa, em 4 de agosto.

Na noite do dia 5 de agosto, acontecerá a vigília no Parque Tejo, entre os municípios de Lisboa e Loures. Após os peregrinos pernoitarem no local, ali também será celebrada a missa de encerramento na manhã de 6 de agosto.

Confira também: