O papa Francisco vai participar do Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana em 10 de junho, na praça de São Pedro, no Vaticano, junto com milhares de jovens e 30 ganhadores do Prêmio Nobel.

Este evento foi organizado pela Fundação vaticana Fratelli tutti, em colaboração com a basílica de São Pedro, o dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o dicastério para a Comunicação. Será no dia 10 de junho, às 16h (hora local), sob o título "Not alone” (Não sozinho).

Segundo o Vatican News, esta iniciativa, inspirada na encíclica Fratelli tutti, convida pessoas de todo o mundo a "promover juntos a cultura da fraternidade e da paz e incentivar o compromisso pessoal em escolhas e práticas de reparação, diálogo e perdão, superando a solidão e a marginalização que negam a dignidade humana”.

O evento contará com a participação de uma representação internacional de jovens que, ao final do dia, de mãos dadas, se unirão em um "grande abraço" em torno da colunata de Bernini na praça de São Pedro, símbolo arquitetônico do "abraço universal" da Igreja.

Também participarão do evento famílias, associações e quantos hoje se veem obrigados a viver à margem da sociedade, desde os mais pobres e sem-teto aos migrantes e vítimas da violência e do tráfico de pessoas.

Graças a um protocolo de acordo assinado com o ministério italiano da Educação e do Mérito, o Encontro também apresentará o trabalho feito nos últimos meses pelas escolas da Itália sobre o tema da fraternidade.

O dia, pensado como processo e experiência de construção da fraternidade, será dividido em duas partes. Primeiramente, pela manhã, alguns grupos se reunirão para compartilhar caminhos de comunhão que serão comunicados brevemente à tarde.

Os vencedores do Prêmio Nobel que aderiram à iniciativa se reunirão entre si e com personalidades da ciência, da cultura, do direito e de organizações internacionais para elaborar um documento de compromisso com a fraternidade humana, a ser apresentado ao papa Francisco na Praça São Pedro.

O evento da tarde na praça de São Pedro começará às 16h e será aberto a todos, sem inscrição prévia, com acesso à praça a partir das 14h.

Confira também: