O papa Francisco falou de sua "profunda compaixão" e disse estar rezando pelas vítimas das inundações na Emilia Romagna, região da Itália afetada por fortes tempestades nos últimos dias.

O papa enviou um telegrama de condolências pelas vítimas desta tragédia dirigido ao arcebispo de Bolonha, cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal da Itália.

Na mensagem, divulgada hoje (18), pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco transmite “aos familiares e amigos das vítimas seu sentimento de profunda compaixão pelo impressionante desastre que atingiu este território”.

Também oferece "suas condolências aos familiares". O papa “invoca de Deus o conforto para os feridos e o consolo para aqueles que sofrem as consequências da grave calamidade”.

"O papa Francisco agradece a todos aqueles que, nestas horas de particular dificuldade, estão trabalhando para levar socorro e aliviar todo sofrimento, bem como às comunidades diocesanas pela manifestação de comunhão e proximidade fraterna com as populações mais provadas". A todos, Francisco envia "a bênção apostólica como sinal de particular proximidade espiritual".

As chuvas que atingem o norte da Itália, principalmente na região da Emilia Romagna, são causadas pelo ciclone Minerva e já deixaram 13 mortos.

São 36 municípios afetados por fortes chuvas, que deixaram grande parte da população sem energia elétrica.

Cerca de 13 mil pessoas foram evacuadas e há várias desaparecidas.

Segundo os meteorologistas, é a pior tempestade registrada na Itália neste mês em 30 anos.

Confira também: