A Igreja celebra hoje (18) são Félix de Cantalício (1513-1587), frade capuchinho conhecido por sua alegria e felicidade. Conta-se que um dia a Virgem Maria lhe entregou o Menino Jesus.

São Félix de Cantalício estava sempre de bom humor, e a quem tentasse tirar essa alegria com um insulto, ele respondia sem se sentir ofendido: "Vou pedir a Deus que te faça santo".

No site dos santos Santi e Beati, conta-se que certa vez o santo frade estava rezando diante de uma pintura mariana e pediu à Virgem para segurar o menino Jesus no colo. De repente, a obra artística ganhou vida e a Mãe de Deus lhe entregou o seu Filho. O religioso o recebeu emocionado e em lágrimas.

São Félix era amigo de outro franciscano, o cardeal Felice Peretti. Segundo o Diretório do Santoral Franciscano, são Félix certa vez disse ao cardeal: "Quando você se tornar papa, comporte-se como tal para a glória de Deus e o bem da Igreja, caso contrário, seria melhor para você continuar sendo um simples frade”.

O cardeal Peretti foi eleito papa em 24 de abril de 1585 e assumiu o nome de Sisto V.

No dia de sua morte, 18 de maio de 1587, após receber os sacramentos pela última vez, são Félix caiu em êxtase e teve uma bela visão mística. “Vejo a minha Senhora rodeada de anjos que vêm levar a minha alma ao paraíso”, disse. Pouco depois ele morreu.

Uma oração especial a Nossa Senhora

O Diretório do Santoral franciscano diz que são Félix tinha uma oração especial dedicada a Nossa Senhora, e que a rezava quando estava na rua com alguma imagem da Mãe de Deus

Ele costumava dizer: “Querida mãe, eu lhe recomendo que se lembre do pobre frei Félix. Desejo amá-la como um bom filho, mas a senhora, como uma boa mãe, não tire sua mão piedosa de mim, pois sou como as crianças pequenas, que não conseguem dar um passo sem a ajuda da mãe”.

Conselhos aos padres

São Félix gostava de conversar com são Felipe Neri, conhecido como o santo da alegria. Os dois queriam viver mais intensamente a paixão de Cristo.

São Carlos Borromeu, grande promotor da contrarreforma da Igreja e de uma boa preparação dos sacerdotes, pediu-lhe conselhos sobre a renovação do clero diocesano. São Félix respondeu ao sábio bispo: “Eminência: que os sacerdotes rezem com devoção o ofício divino. Não há nada mais eficaz do que a oração para a reforma do espírito”.

Confira também: