Hoje (9) é dia de santa Luísa de Marillac, cofundadora das Filhas da Caridade com são Vicente de Paulo. Esta santa teve um casamento místico com Cristo e compôs uma oração à Virgem Maria.

Santa Luísa (1591-1660) nasceu em Paris, França. Sua mãe morreu quando ela era ainda pequena. Casou-se e teve um filho.

Depois de uma doença dolorosa, seu marido morreu. Antes disso, ela fez um voto de não se casar novamente e se dedicar a Deus.

Conheceu são Vicente de Paulo, com quem empreendeu uma grande obra em favor dos mais pobres. Os dois fundaram as “Filhas da Caridade”, sociedade de vida apostólica que existe até hoje com muitas obras missionárias e educativas.

Corazones.org, o site dos Servos dos Corações Transpassados de Jesus e Maria, diz que são Vicente elogiou santa Luísa por seu amor à pobreza, assim como Cristo viveu.

“Várias vezes ela me pediu que a permitisse viver em pobreza absoluta. E, em relação à Congregação, sempre desejou que tivesse este espírito”, disse são Vicente.

Santa Teresa d’Ávila, santa Catarina de Sena e santa Rosa de Lima também tiveram casamento místico, com entrega total de sua alma a Cristo.

Segundo corazondepaul.org, um site de formação vicentina, a francesa santa Luísa de Marillac atingiu "este grau tão alto de contemplação" quando visitava as "Caridades", grupos de mulheres que cuidavam dos doentes e dos pobres.

Ela mesma escreveu que "na santa Comunhão me pareceu que nosso Senhor me dava o pensamento de recebê-lo como esposo da minha alma, e que também isso já era uma forma de esposório, e me senti tão fortemente unida a Deus nesta consideração que foi tão extraordinária para mim."

“E tive o pensamento de deixar tudo para seguir o meu Esposo e de olhá-lo de agora em diante como tal, e de superar as dificuldades que encontraria ao recebê-las na comunicação dos bens”, disse.

Segundo o jornal francês La Croix, santa Luísa de Marillac também escreveu uma oração à Virgem Maria. Nela, a santa pede à Mãe de Deus que lhe dê vários dons de seu Filho, como a pureza do corpo e da mente.

A seguir, a oração:

“Santíssima Virgem, creio e confesso a vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Oh Virgem puríssima! Pela vossa pureza virginal, pela vossa Imaculada Conceição, pela vossa qualidade gloriosa de Mãe de Deus, alcançai-me do vosso amado Filho a humildade, a caridade, grande pureza de coração, de corpo e de espírito, uma santa perseverança no bem, o dom da oração, uma boa vida e uma boa morte. Amém".

Confira também: