Participantes do Rosário Mundial dos Homens saíram às ruas de mais de 40 países no sábado (6) e rezaram, de joelhos diante da Virgem Maria, pela revalorização do homem na sociedade e pela conversão do mundo inteiro.

 

Do México, Paco Páez, coordenador-geral do apostolado dos Cavaleiros do Rosário, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que com esta oração os participantes "querem dar testemunho, não pelas nossas virtudes, mas pondo-nos de joelhos pedindo a intercessão de nossa Santíssima Virgem Maria, para que nos conceda a conversão dos pecadores, a nossa própria conversão, a de nossas famílias e a do mundo inteiro”.

 

Nesta oração pública, acrescentou, pede-se “pelo reinado da paz de Cristo em nossos corações e em nossas pátrias”.

O Rosário dos Homens também foi celebrado em várias cidades do Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Chile, Porto Rico, Guatemala, El Salvador, Panamá, Equador, Paraguai, Espanha, República Dominicana, Cuba, Honduras, Ucrânia, Itália, Croácia, Austrália, Indonésia, país de maioria muçulmana, e Filipinas, o país com mais católicos na Ásia.

 

Páez também disse que a oração é feita nas ruas “nas nações hispano-americanas, que são culturalmente cristãs, para reclamar o espaço público para nosso Senhor Jesus Cristo, porque uma lâmpada não se acende para colocá-la debaixo do alqueire, mas é colocada no alto para que brilhe em toda a casa (Mateus 5,14–15, Marcos 4,21–25 e Lucas 8,16–18).

 

“Queremos assumir nosso chamado como homens na vida desta Igreja, desta Igreja peregrina que também é conhecida como Igreja militante”, continuou.

 

Mais em

O coordenador-geral do apostolado dos Cavaleiros do Rosário também comentou que “queremos servir no exército de Jesus Cristo para poder inspirar outros homens a lembrar que a vida da Igreja não é apenas um âmbito de reuniões com pensamentos positivos, mas que é uma batalha espiritual, que representa a aventura pela qual vale a pena dar a vida. Queremos nos dispor para a abnegação e o sacrifício”.

Segundo Carafi, um dos organizadores do Rosário dos Homens de Buenos Aires, Argentina, disse que "a importância deste Rosário reside no fato de que são precisamente os homens que querem recuperar sua fé no âmbito público, pedindo pela recuperação de sua própria essência, num mundo que o critica e o ataca”.

 

Desta forma, continuou, mostra-se que "a fé não é só uma coisa de mulheres e que o homem, como varão pai de família, o sacerdote como tal, estão prontos para lutar em defesa da sua essência mais absoluta como homem, que hoje é algo que está em discussão”.

 

“Num mundo onde o homem não só é criticado por todas as frentes, do pai de família ao padre, mas que também é atacado na sua essência máxima como homem, procurando a feminização dos homens e a feminização das mulheres, no Rosário dos Homens pedimos por esta revalorização do homem na sociedade”, concluiu.

Carlos Waite, um dos coordenadores do Rosário dos Homens no Peru, falou da participação de fiéis de diversos carismas e até de pessoas que estavam afastadas da fé.

 

“O Rosário dos Homens é uma resposta forte para dizer não ao secularismo nos dias de hoje, e foi um rotundo não nas vias públicas, um confronto corajoso com o inimigo”, disse Waite à ACI Prensa.

“Lembre-se que um cristão sem rosário é como um soldado sem armas”, concluiu Waite.

Confira também: