Hoje (21), Domingo do Bom Pastor, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2024, dia em que os fiéis são chamados a rezar para que mais pessoas, especialmente os jovens, digam sim ao chamado de Deus.

O IV Domingo da Páscoa é chamado de “Domingo do Bom Pastor”, pois o Evangelho do dia corresponde à leitura de João 10, 11-18, passagem na qual Jesus diz a seguinte frase: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. A humanidade é sua ovelha, e Jesus ensina que a sua missão é conduzir as ovelhas que não estão no seu redil para que se tornem um só rebanho.

O papa são Paulo VI instituiu e celebrou pela primeira vez o Dia Mundial de Oração pelas Vocações no Domingo do Bom Pastor em 12 de abril de 1964.

Na sua mensagem naquela ocasião, o papa Paulo VI recordou que "a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos", e fez o seguinte pedido aos fiéis do mundo: "'Pedi ao Senhor da messe que mande trabalhadores' à sua Igreja".

O papa disse que o número de padres "afeta todos os fiéis, não só porque dele depende o futuro religioso da sociedade cristã", mas porque é um indicador da "vitalidade da fé e do amor das comunidades paroquiais", e é um “testemunho da saúde moral das famílias”.

Também elogiou os pais generosos que entregam seus filhos à Igreja com alegria e orgulho, e os adolescentes que querem servir à Igreja para reproduzir os traços do Bom Pastor; e animou as vocações sacerdotais e religiosas a não negligenciar "um dever tão grave e responsável".

Neste ano de 2024, a Igreja Católica celebra o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema "Chamados a semear a esperança e a construir a paz".