O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, prepara um documento sobre casais divorciados em nova união recasados, disse o cardeal Kevin Farrell, prefeito do dicastério. O documento foi pedido pelo papa Francisco, disse Farrell.

O cardeal falou do documento em um discurso, que abriu uma reunião do dicastério proferido em 22 de abril. Farrell disse que é importante dar ajuda e orientação para “aqueles que estão passando por crises conjugais de todos os tipos”.

“Nesta frente, o dicastério também está trabalhando na preparação de um texto que diga respeito especificamente _como o senhor quis, Santidade_ a homens e mulheres que, tendo um casamento fracassado, vivem em novas uniões”, disse Farrell em seu discurso de abertura. Farrell não disse quando o documento será publicado.

A Igreja ensina, no Catecismo da Igreja Católica número 1.639, que: “O consentimento, pelo qual os esposos mutuamente se dão e se recebem, é selado pelo próprio Deus. Da sua aliança «nasce uma instituição, também à face da sociedade, tornada firme e estável pela lei divina». A aliança dos esposos é integrada na aliança de Deus com os homens: «O autêntico amor conjugal é assumido no amor divino».”

E, no número 1.640, que: “O vínculo matrimonial é, portanto, estabelecido pelo próprio Deus, de maneira que o matrimónio ratificado e consumado entre batizados não pode jamais ser dissolvido. Este vínculo, resultante do ato humano livre dos esposos e da consumação do matrimônio, é, a partir de então, uma realidade irrevogável e dá origem a uma aliança garantida pela fidelidade de Deus. A Igreja não tem poder para se pronunciar contra esta disposição da sabedoria divina”.

Segundo o ensinamento reafirmado pelo papa são João Paulo II na exortação apostólica Familiaris consortio,de 2005, os católicos casados que vivem em outra união não podem receber a sagrada comunhão.

O papa Francisco disse algumas vezes durante seu pontificado que pode haver situações em que católicos divorciados que vivem em nova união ​​possam ter acesso à Eucaristia.

Em uma entrevista recente, o papa Francisco respondeu a uma pergunta sobre isso dizendo: “Não podemos reduzir uma situação humana a uma prescrição”. Na entrevista, o papa aconselhou olhar para o que disse seu antecessor Bento XVI sobre o tema das anulações, afirmando que “grande parte dos casamentos na igreja são inválidos por falta de fé”.

“E pense nisso: às vezes se vai a um casamento e parece mais uma recepção social do que um sacramento”, disse Francisco. “Quando os jovens dizem 'para sempre', quem sabe o que eles querem dizer com 'para sempre'.”

Confira também: