O padre Carlos Miguel Buela, argentino fundador do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), morreu neste domingo (23), na cidade italiana de Gênova, aos 82 anos.

O padre, também fundador do Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, foi acusado em 2010 de abuso de poder e abuso sexual contra membros da instituição, por isso foi afastado de qualquer função governamental e enviado para um mosteiro.

Através das redes sociais, o Instituto do Verbo Encarnado despediu o seu fundador pedindo “que lembrem dele em suas orações, especialmente os padres que ofereçam missas por sua alma”. Agradeceram de forma especial pela fundação de sua Família Religiosa, que surgiu “com o objetivo de levar o Evangelho a todas as nações, colaborando assim com a obra de evangelização”.

“O padre morreu serenamente, com toda a ajuda da Santa Mãe Igreja e com a indulgência plenária e a bênção apostólica concedidas pessoalmente pelo papa poucos dias antes de sua morte”, relataram.

Sua biografia

Nascido em Buenos Aires em 4 de abril de 1941, o padre Buela ingressou no seminário de Villa Devoto, Buenos Aires, aos 23 anos.

Concluiu os estudos no Seminário São Carlos Borromeu, na cidade de Rosario, e recebeu a ordenação sacerdotal em 1971, com uma dedicação especial em seu ministério à pastoral juvenil.

Foi autor de livros como “Juventude rumo ao terceiro milênio”, premiado na Feira Internacional do Livro, e de obras como “O Catecismo dos jovens”; “Ataques modernos contra a família”; "Maria de Luján"; "O mistério da mulher que espera"; “Fátima; E o sol dançou”; “Sacerdotes para sempre”.

Promoveu e pregou os exercícios espirituais de santo Ignacio de Loyola, fundou abrigos de caridade para deficientes e órfãos e duas escolas de ensino médio.

Foi diretor espiritual e professor nos seminários menores e no Seminário Diocesano de San Rafael, onde fundou a congregação religiosa do Instituto do Verbo Encarnado e a congregação religiosa feminina "Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará", ambas com ramos contemplativo e apostólico.

Com quase 40 anos de experiência, ambos os institutos estão em missão nos cinco continentes, em 93 jurisdições eclesiásticas em 44 países diferentes, onde contam com quase 3 mil religiosos.

Sobre as acusações

Em 2016, dom Eduardo María Taussig, que foi bispo de San Rafael, Argentina, disse sobre o padre Buela: “É correto dizer que não houve casos de abusos de menores atribuídos a ele. É oportuno acrescentar que outras denúncias surgiram contra ele, sobre atos sexuais que afetaram religiosos e seminaristas do Instituto”.

“A Congregação competente da Santa Sé, tendo garantido o exercício do legítimo direito de defesa do acusado, determinou, conforme os procedimentos canônicos vigentes, a veracidade das denúncias e a imputabilidade do padre Buela de comportamentos impróprios com adultos”, disse Taussig.

“Estabeleceu também que está proibido de maneira absoluta de ter comunicação com os membros do IVE; também não pode fazer declarações nem aparecer em público, nem participar de nenhuma atividade ou encontro, pessoalmente, ou através de qualquer outro meio de comunicação", concluiu.

Confira também: