O papa Francisco deu de presente dois fragmentos da cruz na qual Jesus foi crucificado como um sinal ecumênico para a coroação do rei Carlos III como rei da Inglaterra e, portanto chefe da Igreja da Inglaterra.

As sagradas relíquias foram incorporadas à Cruz que estará na celebração e conduzirão a procissão de coroação do novo monarca na Abadia de Westminster, no dia 6 de maio.

 

“Estamos profundamente comovidos e gratos ao papa Francisco por este presente extraordinário. Isso reflete a força da relação entre a Santa Sé e o Reino Unido que se desenvolveu durante o reinado de Sua Majestade a rainha Elizabeth, que conheceu cinco papas!”, tuitou Chris Trott, embaixador britânico junto à Santa Sé desde setembro de 2021.

Uma fonte da Santa Sé disse à ACI Prensa que “há algum tempo, a Santa Sé doou à Inglaterra, como sinal ecumênico, dois fragmentos da relíquia da Vera Cruz. Eles foram guardados na sala Lipsanoteca dos Museus do Vaticano”.

Os pequenos fragmentos de 1 cm e 5 mm foram incorporados à Cruz de Gales, feita com materiais galeses como pedra, madeira recuperada e prata da Real Casa da Moeda (The Royal Mint) que tem sede em Llantrisant, sudeste de País de Gales, Inglaterra.

O novo monarca britânico assumiu o trono após a morte de sua mãe, Elizabeth II, que teve o reinado mais longo da Grã-Bretanha: mais de 70 anos.

O papa Francisco, em 8 de setembro de 2022, havia enviado um telegrama de condolências ao novo rei, ao povo britânico e a toda a Commonwealth, após a morte de Elizabeth II aos 96 anos, na Escócia.

Na ocasião, o papa rezou pelo repouso eterno da rainha, prestando homenagem “ao seu incansável serviço pelo bem" e "seu exemplo de devoção ao dever, seu firme testemunho de fé em Jesus Cristo e sua firme esperança em Suas promessas".

Em seu segundo discurso à nação, Carlos III confirmou, em sintonia com a rainha Elizabeth, que deseja continuar sendo um ponto de referência espiritual e responsável para a Igreja da Inglaterra, “a Igreja na qual minha própria fé está profundamente enraizada”, disse.

Em 10 de setembro de 2022, Carlos III foi proclamado Rei da Inglaterra pelo Conselho de Sucessão ao Trono. No entanto, a tradicional cerimônia de coroação ocorre alguns meses depois.

Confira também: