O prelado da Opus Dei, monsenhor Fernando Ocáriz, explicou os dois critérios essenciais que guiaram os trabalhos do congresso geral extraordinário para a renovação dos estatutos, conforme estabelecido pelo papa Francisco.

De 12 a 17 de abril, aconteceu em Roma o Congresso Geral Extraordinário da prelazia pessoal da Opus Dei, no qual participaram 126 mulheres e 148 homens -90 deles padres- de todo o mundo, para adaptar os estatutos da prelazia motu proprio Ad charisma tuendum, no qual o papa Francisco estabelece a reforma da instituição.

Neste documento pontifício de julho de 2022, o papa Francisco modificou dois artigos da Constituição Apostólica Ut sit – com a qual a Opus Dei foi erigida como prelazia em 1982 – para adequá-los às normas introduzidas recentemente pela constituição apostólica Praedicate Evangelium, sobre a Cúria Romana.

Em seu artigo terceiro, acrescenta que os Estatutos da Opus Dei “serão oportunamente adaptados, por proposta da própria Prelazia, para aprovação pelos órgãos competentes da Sé Apostólica”.

Um comunicado da Opus Dei diz que “as conclusões destes dias serão apresentados ao Dicastério para o Clero, órgão da Santa Sé responsável pelas prelazias pessoais”.

Numa mensagem publicada na segunda-feira (17), monsenhor Ocáriz explicou que depois dos trabalhos do Congresso que acaba de ser concluído, “está se formando a proposta de adaptação dos Estatutos” e que esta “será submetida à Santa Sé nos próximos meses”.

“Ao contrário de outros congressos onde são estabelecidas algumas prioridades apostólicas, o único objetivo neste caso era preparar a proposta acima referida. Por esta razão, o resultado final só será conhecido após consideração pela Santa Sé, que tem a última palavra”, diz o prelado da Opus Dei.

Dois critérios essenciais

“No trabalho destes dias fomos guiados por dois critérios fundamentais: a fidelidade ao carisma que são Josemaria recebeu em 2 de outubro de 1928, e a adesão filial à vontade expressa pelo Santo Padre”, disse monsenhor Ocáriz.

“Como o Papa pediu no motu proprio, procuramos expressar mais claramente a dimensão carismática da Obra (cf. Ad charisma tuendum n. 4), que vivemos e realizamos em comunhão com as igrejas particulares e com os bispos que as presidem”, continuou o prelado.

Monsenhor Ocáriz também partilhou que “estes dias de congresso tiveram como característica um ambiente de serenidade e bom humor, e de participação ativa de todos. Todos puderam se expressar livremente, tanto nos grupos de trabalho quanto nas sessões plenárias”.

Em termos gerais e pela concórdia entre os participantes, o prelado disse que o Congresso “foi uma manifestação eloquente de unidade em torno do “dom do Espírito recebido por são Josemaria”.

Confira também: