O bispo de Leiria-Fátima, dom José Ornelas, foi reeleito hoje (18) presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para o triênio 2023-2026. Também foram reeleitos o vice-presidente, dom Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, e o secretário, padre Manuel Barbosa. A eleição aconteceu durante a Assembleia Plenária da CEP, que começou ontem (17) e segue até quinta-feira (20), em Fátima.

Dom José Ornelas nasceu em 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz, na Ilha da Madeira, Portugal. É religioso da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, os Dehonianos, da qual foi superior geral entre 2003 e 2015. Em 24 de agosto de 2015, foi nomeado bispo de Setúbal, função que exerceu até ser transferido para Leiria-Fátima, em janeiro de 2022.

Dom Ornelas foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa em 2020. Seu primeiro mandato foi marcado pelo período da pandemia de covid-19 e também pela crise dos abusos sexuais, com a publicação em fevereiro deste ano do relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal.

Durante o discurso de aberta da Assembleia da CEP ontem, dom Ornelas classificou a eleição para a presidência e demais órgão da conferência como sinal de “sinodalidade concreta”. “Não temos listas de candidatos, pois não é esse o espírito, nem a tradição. Segundo os estatutos, as eleições são sempre livres, contando com o discernimento de cada um dos participantes, para o melhor bem da Igreja. Espera-se que os escolhidos aceitem os cargos para que forem eleitos, a não ser que qualquer razão grave seja apresentada”, disse.

Pelo estatuto da CEP, que foi revisto e aprovado pela Santa Sé em 30 de março, a partir deste ano um leigo poderia ser eleito para o cargo de secretário da conferência. Entretanto, padre Manuel Barbosa foi reconduzido ao cargo, para o seu quarto mandato. Segundo o estatuto, não há limite de reeleição do secretário, ao contrário do presidente e do vice-presidente, que só podem se reeleger uma vez.

Na Assembleia também foram eleitos os membros do Conselho Permanente da CEP: o bispo de Aveiro, dom António Moiteiro, o bispo do Porto, dom Manuel Linda, o arcebispo de Évora, dom Francisco Senra Coelho, o bispo de Santarém, dom José Traquina, e o cardeal Manuel Clemente que é membro nato do conselho na qualidade de patriarca de Lisboa.

Foram eleitos ainda os presidentes das comissões episcopais: o bispo de Vila Real, dom António Augusto, para a Educação Cristã e Doutrina da Fé; o bispo de Santarém, dom José Traquina, para a Pastoral Social e Mobilidade Humana; o bispo auxiliar de Braga dom Nuno Almeida, para Laicado e Família; o bispo auxiliar do Porto dom Vitorino Soares, para Vocações e Ministérios; o bispo do Funchal, dom Nuno Brás, para Cultural, Bens Culturais e Comunicações Sociais; o bispo de Angra, dom Armando Esteves Domingues, para Missão e Nova Evangelização.

O bispo das Forças Armadas e de Segurança, dom Rui Valério, foi eleito delegado para as Relações Bispos/Vida Consagrada. E o bispo do Funchal, dom Nuno Brás, foi eleito delegado para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE).

Além disso, segundo a CEP, enquanto patriarca de Lisboa e magno chanceler da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o cardeal Manuel Clemente é delegado da conferência no Conselho Superior da UCP, e como presidente da CEP, dom José Ornelas é delegado da comissão no Pontifício Colégio Português e no Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Confira também: