São João Evangelista conta que um dia Jesus ressuscitado apareceu e cozinhou para Pedro e alguns outros discípulos. O local deste evento é conservado até hoje e tem um forte significado espiritual, pois foi onde Cristo "confirmou" o primeiro papa.

O último capítulo do Evangelho de João (21,1-24) narra que Pedro e um pequeno grupo de discípulos foram pescar durante uma noite inteira no mar de Tiberíades, mas não apanharam nada. O Senhor apareceu na praia ao amanhecer e perguntou se eles tinham algo para comer.

Eles responderam que não, e ele ordenou que lançassem a rede ao lado direito da barca. A pesca foi então abundante. Naquele momento, João disse a Pedro que ele era o Senhor, e "o primeiro entre os apóstolos" pulou no mar para ir com o Senhor.

Quando todos chegaram, havia "umas brasas preparadas e um peixe em cima delas, e pão". O Senhor pediu-lhes que trouxessem mais peixes, convidou-os a sentar-se para comer e distribuiu-lhes a comida.

No final, Cristo perguntou a Pedro três vezes se ele o amava, e ele respondeu que sim em todas as vezes. A cada resposta, Jesus também pedia ao primeiro papa que apascentasse suas ovelhas.

Na noite da Quinta-feira Santa, Pedro havia negado o Senhor três vezes, antes que o galo cantasse. Por isso, o ensinamento cristão diz que com essas perguntas repetitivas o Ressuscitado perdoou Pedro e o confirmou no primado da Igreja como papa, direito que herdam seus sucessores e que nós católicos cremos como dogma.

O padre Francesco Patton, custódio da Terra Santa, em declarações ao Christian Media Center quando visitou este lugar de aparição no ano passado, disse que "o primado de Pedro é um primado no amor, é um primado na orientação da Igreja, é um primado em alimentar a Igreja com o ensinamento do Evangelho e é um primado dentro de uma Igreja que é fraternidade”.

O relato do Evangelho diz que Jesus preparou a comida. Segundo o custódio da Terra Santa, isso ocorreu em uma grande rocha à beira-mar, conhecida como Mensa Christi (Mesa de Cristo).

Esta relíquia está atualmente dentro da Igreja do Primado, construída dentro do pequeno Santuário de Tabgha.

A rocha fica ao pé do altar do templo, onde pode ser celebrada a santa missa. Os peregrinos costumam se aproximar, tocá-la e de lá elevar suas orações.

Confira também: