As inscrições para a 12ª Peregrinação Caminhos de Santa Paulina estão abertas até o dia 30 de abril. A caminhada será no dia 3 de junho, percorrendo os caminhos que a santa fazia na zona rural de Nova Trento (SC).

“É uma experiência de Deus, caminhar com pessoas de fé e esperança, vindas de muitas cidades e estados, em contato com a beleza das capelas e oratórios visitados por Santa Paulina”, disse a diretora do santuário Santa Paulina, irmã Helena Rosa.

A programação começará às 6h, com celebração de envio, na paróquia São Virgílio, no centro de Nova Trento. O percurso tem cerca de 30 km até o santuário Santa Paulina, com previsão de chegada às 18h.

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus nasceu em 16 de dezembro de 1865, na Itália. Migrou com sua família para o Brasil em 1875 e se estabeleceu no estado de Santa Catarina, na comunidade italiana de Nova Trento.

Em 1890, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em 1903, foi eleita superiora-geral para um mandato vitalício. No mesmo ano, deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). A congregação, então, passou a crescer nos estados de Santa Catarina e São Paulo.

Em 1909, as irmãs assumiram a missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado de pessoas idosas, doentes e crianças órfãs. Nesse mesmo ano, santa Paulina foi deposta do cargo de superiora-geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista (SP), a fim de cuidar doentes e asilados. Depois de nove anos, foi chamada a viver na sede geral da congregação em São Paulo, onde testemunhou uma vida de santidade, acompanhando e abençoando irmãs que partiam em missão para novas fundações.

Santa Paulina morreu aos 76 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942. Foi beatificada em 1991 pelo papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil e canonizada em 2002.

Segundo o site do santuário Santa Paulina, a peregrinação ao bairro Vígolo, onde está o santuário, começaram em 1991, ano da beatificação de madre Paulina. Peregrinos de várias cidades se dirigem anualmente ao templo, “por meio de caminhadas e cavalgadas”.

‘Caminhos de Santa Paulina’ acontece desde 2011 e é considerada a “principal peregrinação” feita pelo santuário entre o final de maio e início de junho.

As inscrições para a 12ª Peregrinação Caminhos de Santa Paulina podem ser feitas na recepção do santuário, pelo e-mail peregrinacao@santuariosantapaulina.org.br ou pelo WhatsApp (48) 3267-3030. As vagas são limitadas, para até 260 pessoas. A inscrição dá direito a alimentação, camiseta e boné.

O credenciamento e entrega dos kits será entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no santuário Santa Paulina.

Confira também: