Um homem invadiu a catedral metropolitana de Juiz de Fora (MG) na madrugada de hoje (4) e, na tentativa de roubar alguns objetos, destruiu o sistema de som da igreja. O pároco, padre João Paulo Teixeira Dias, ouviu o barulho e acionou a Polícia Militar. O suspeito foi preso em flagrante.

Segundo a arquidiocese mineira, antes de ser preso, o ladrão tinha pegado cálices, âmbulas e crucifixos e estava revistando as gavetas para pegar microfones e outros materiais que ficam guardados na sacristia. O suspeito danificou todo o sistema de som. A ação também afetou os equipamentos de transmissão da Rádio Catedral e “possivelmente” os da WebTV A Voz Católica. Os prejuízos financeiros ainda estão sendo contabilizados.

“Os graves danos ao sistema de som e transmissão causam grande prejuízo material e espiritual porquanto dificultam as celebrações dos fiéis, sejam presentes fisicamente, sejam as pessoas que acompanham de casa pelas mídias”, disse o arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira.

Apesar dos estragos, a programação da Semana Santa na catedral está mantida.

“Pedimos a Deus que converta o criminoso que será punido conforme a lei, e que cesse a violência em nossa cidade. No coração não temos ódio, mas apenas misericórdia para com estes elementos que não respeitam o alheio e nem as coisas sagradas, e esperamos que cessem esses atos de agressão e que os criminosos sejam punidos e reeducados para o meio social”, concluiu o arcebispo.

Confira também: