Dom Nélio Domingos Zortea foi nomeado hoje (29), pelo papa Francisco como bispo da diocese de Cruz Alta (RS), que estava vacante desde o dia 22 de setembro de 2021, após nomeação de dom Adelar Baruffi a arcebispo de Cascavel (PR). Ele será o 5º bispo de Cruz Alta.

Sua nova diocese alcança cerca de 33 municípios e até o momento possui 32 paróquias e um santuário. E está dividida em cinco regiões pastorais: Região de Cruz Alta; Região de Ijuí; Região de Panambí; Região de Espumoso e Região de Soledade.

Dom Nélio Domingos Zortea nasceu no dia 1º de dezembro de 1963 em Iraí (RS). Ele foi ordenado padre no dia 12 de outubro de 1995, na arquidiocese de Cascavel (PR) e exerceu a assistência para a formação no seminário menor São José. Além disso, ele foi juiz auditor da Câmara Eclesiástica, reitor e ecônomo do seminário São José, assessor dos Ministros Extraordinários da Comunhão e pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima e vigário geral da arquidiocese. De 2005 até 2015, ele foi pároco da catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel.

Em 18 de novembro de 2015, papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Jataí (GO) e foi sagrado bispo em Cascavel (PR), no dia 30 de janeiro de 2016. E tomou posse como o 6º bispo de Jataí no dia 13 de fevereiro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Segretatus in Evangelium Dei“, que significa “Escolhido para o Evangelho de Deus”.

 

Confira também: