“O Santo Padre se encontra desde a tarde de hoje no Gemelli para alguns controles previamente programados”, informou um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé, publicado hoje (29).

A Santa Sé não deu mais informações nem disse quando o papa vai voltar para o Vaticano.

Segundo a agência de notícias italiana ANSA, o pessoal mais próximo do papa inclusive seus agentes de segurança, foram mobilizados para passar a noite no hospital.

Uma entrevista que o papa daria no Vaticano foi cancelada, assim como os compromissos agendados para os próximos dois dias para que os exames se estendam por tanto tempo quanto necessário.

Depois de passar por infiltrações no joelho direito por causa de fortes dores, no dia 5 de maio o papa apareceu em público pela primeira vez numa cadeira de rodas.

Desde então, o papa Francisco tem ido em cadeira de rodas a todas as audiências e atividades de sua agenda e, apesar de algumas vezes ter sido visto caminhando com a ajuda de uma bengala, costuma ir às reuniões em sua cadeira.

Numa entrevista publicada pela Associated Press em 25 de janeiro, o papa disse que “eu posso morrer amanhã, mas vamos, está sob controle. Estou bem de saúde." Ele disse ainda que goza de boa saúde aos 86 anos: “Estou bem de saúde. Pela idade que eu tenho, estou normal".

Em entrevista ao jornal espanhol ABC, ele disse que se não puder continuar governando a Igreja Católica por causa de um impedimento de saúde, já assinou sua renúncia e a entregou a um dos cardeais do Vaticano.

Confira também: