“Pelos meus dez anos como papa, me deem de presente a paz”, pediu do papa Francisco por ocasião do décimo aniversário de seu pontificado.

No podcast “Popecast”, publicado hoje (13) pelo Vatican Media, o papa Francisco fez um balanço sobre os anos vividos como sucessor de Pedro e disse que "parece que foi ontem" que foi eleito papa.

Francisco contou que o "momento mais bonito que viveu" foi o encontro que teve em 28 de setembro de 2014 na praça de São Pedro, no Vaticano, com idosos de todo o mundo. “Os idosos são sabedoria e me ajudam muito. Eu também sou velho, né?”

Ele também disse que os últimos anos foram marcados por "uma vida em tensão" e falou sobre alguns momentos ruins, principalmente relacionados à guerra.

Ele lembrou sua visita aos cemitérios militares de Redipuglia e Anzio, Itália, bem como a vigília para evitar a guerra na Síria e agora, também, a guerra na Ucrânia.

"Eu não esperava ser o papa na época da Terceira Guerra Mundial", disse Francisco.

“Sofro ao ver os jovens mortos, sejam russos ou ucranianos, não me importa, eles não voltam. É difícil”, lamentou o papa.

“Paz, precisamos de paz”, disse o papa na conversa com o jornalista italiano.

“Somos todos irmãos”, disse o papa, e exortou “a não ter medo de chorar e sorrir”.

Confira também: