Santo Antônio de Pádua também é conhecido como santo Antônio de Lisboa. A cidade italiana é onde ele morreu, a portuguesa, onde nasceu. E, por esta “irmandade espiritual”, mais de mil jovens de Pádua já se inscrevem para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa.

A JMJ acontecerá de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).  Cerca de meio milhão de jovens de 183 países já se inscreveram para o evento. O papa Francisco foi o primeiro a fazer a inscrição, em outubro do ano passado.

Segundo a agência Lusa, 1.100 jovens de Pádua se inscreveram para a JMJ, enquanto outras dioceses italianas têm algumas centenas de inscritos. Um dos motivos para o grande número é a “irmandade espiritual” entre Pádua e Lisboa, representada pela figura de santo Antônio, disse à Lusa Giorgio Pusceddu, da secretaria diocesana de Pastoral Juvenil.

Embora seja conhecido como santo Antônio de Pádua em todo o mundo, em Portugal, o santo franciscano é chamado “de Lisboa”, cidade onde nasceu em 1195.  Chamava-se Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo e, ao ingressar na ordem dos Frades Menores Franciscanos, aos 25 anos, adotou o nome de Antônio.

Antônio foi para Marrocos, mas após uma doença, foi obrigado a partir para a Itália, onde, em 1221, participou do capítulo geral da ordem e encontrou são Francisco.

Certo dia, precisou substituir um pregador em uma ordenação sacerdotal e “mostrou ser dotado de ciência e eloquência”, disse Bento XVI em uma catequese sobre o santo de fevereiro de 2010. Por isso, “os superiores destinaram-no à pregação” e Antônio começou, na Itália e na França, “uma atividade apostólica tão intensa e eficaz que induziu muitas pessoas que se tinham afastado da Igreja a reconsiderar a sua decisão”. O santo “foi também um dos primeiros mestres de teologia dos Frades Menores, ou até o primeiro”.

Foi superior dos Frades Menores da Itália setentrional e, “concluído o cargo de Provincial, retirou-se para perto de Pádua, aonde já tinha ido outras vezes”. Um ano depois, em 13 de junho de 1231, morreu “nas portas da cidade”.

Pádua, disse Bento XVI em sua catequese, “que o tinha acolhido com afeto e veneração durante a vida, tributou-lhe para sempre honra e devoção”.

Santo Antônio foi canonizado pelo papa Gregório IX apenas um ano após sua morte, em 1232. O papa Pio XII o declarou doutor da Igreja em 1946.

Em, foi construída a basílica de Santo Antônio, onde estão os seus restos mortais. Em Lisboa, há a igreja de Santo Antônio, erguida sobre o lugar onde ele nasceu.

Confira também: