O papa Francisco enviou um telegrama de condolências por ocasião da missa em homenagem ao bispo auxiliar de Los Angeles, dom David O'Connell, de 69 anos, morto a tiros em 18 de fevereiro em sua casa em Hacienda Heights, Los Angeles (EUA).

No telegrama, assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, o papa enviou suas "mais profundas condolências" e disse que estava "profundamente triste com a notícia da morte prematura e trágica do bispo auxiliar dom David O'connell”.

Francisco manifestou a sua proximidade espiritual ao clero, religiosos e fiéis leigos da arquidiocese de Los Angeles e agradeceu "os anos de devoto ministério sacerdotal e episcopal do bispo O'connell na igreja de Los Angeles, marcados especialmente por sua profunda preocupação com os pobres, os imigrantes e os necessitados”.

Ele também elogiou "seus esforços para defender a santidade e dignidade do dom da vida de Deus e seu zelo por promover a solidariedade, cooperação e paz dentro da comunidade local".

"Ao confiar a alma do defunto bispo ao amor e à misericórdia de Cristo Bom Pastor, sua Santidade reza para que todos os que honram a sua memória sejam confirmados no propósito de rejeitar os caminhos da violência e vencer o mal com o bem”, diz o telegrama.

Francisco deu a sua bênção "como penhor de paz e consolo no Senhor" aos presentes na missa de exéquias "e a todos aqueles que choram a perda do bispo O'Connell com a esperança certa da ressurreição".

Esta missa de exéquias foi celebrada na quarta-feira (1º) na Igreja de São João Vianney, e foi o arcebispo de Los Angeles, dom José Horacio Gómez, quem leu em voz alta o telegrama do papa Francisco que foi escrito para a ocasião.

Mais de mil pessoas, entre elas o irmão do bispo, participaram desta cerimônia póstuma, onde dom José Horacio Gómez disse que O’connell "será sempre lembrado" pelo importante trabalho pastoral que fez em sua comunidade.

Os fiéis poderão se despedir do bispo morto hoje (2), na Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, que fica na 555 West Temple Street nessa cidade, das 10h às 12h e das 13h às 18h. Em seguida, haverá uma missa pela alma de dom O'Connell às 19h.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A missa pode ser acompanhada ao vivo neste link: https://lacatholics.org/bishop-connell/ e no canal da catedral no YouTube: https://www.youtube.com/olacathedral.

Amanhã (3), também na Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, será celebrada a missa fúnebre às 11h, que será transmitida em https://lacatholics.org/bishop-connell/ e no https://www.youtube.com/olacathedral.

Suspeito confessa o crime

O promotor distrital de Los Angeles, EUA, disse que em 23 de fevereiro o suspeito da morte do bispo David O'Connell confessou ter cometido o crime.

Na entrevista coletiva, o procurador disse que Carlos Medina, de 65 anos, marido da governanta do bispo, havia sido acusado pelo crime.

Confira também: