A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) lançou uma campanha de doações para ajudar as milhares de vítimas do terremoto de 6 de fevereiro, na Síria.

“A Igreja na Síria pede socorro para ajudar a população que ficou desabrigada em questão de segundos e foi para as paróquias, mosteiros, escolas e hospitais onde estão sendo acolhidos”, diz a ACN em seu site.

Em 6 de fevereiro, um terremoto de 7,8 na escala Richter sacudiu o sul da Turquia e o norte da Síria, seguido por vários tremores secundários e dois novos terremotos de 6,4 e 5,8 na segunda-feira (20).

Até agora, foram confirmadas mais de 41 mil mortes na Turquia e mais de 5,8 mil na Síria.

As cidades sírias mais afetadas pelos terremotos são Homs, Aleppo, Hama e Latakia. “Estamos vivendo uma situação de verdadeira angústia. Este terremoto está causando um desespero ainda maior do que o que já existia”, disse à ACN o arcebispo de Homs, dom Jean Abdo Arbach.

As declarações do arcebispo se referem aos estragos da guerra que a Síria sofre desde março de 2011. Um conflito liderado pelo governo, forças curdas, movimentos rebeldes e grupos jihadistas que também atacam as comunidades cristãs.

Dom Arbach disse que "à falta de alimentos e ao inverno rigoroso, frio e neve" se soma a destruição de casas devido ao terremoto, obrigando muitas pessoas a pernoitar em veículos ou ao ar livre.

Perante este novo cenário, a Ajuda à Igreja que Sofre enviou uma equipe à Síria para avaliar a situação e ver quais são as necessidades mais urgentes.

“A Igreja na Síria já nos confirmou que há mortos e feridos entre as comunidades cristãs de lá e que a situação é de 'desespero absoluto', porque com este terremoto chove sobre o molhado: mais de uma década de guerra, perseguições e, mais recentemente, a terrível crise financeira que a população síria está vivendo”, disse a ACN.

A fundação pontifícia pede aos fiéis que ajudem as vítimas. Para colaborar basta clicar AQUI.

Confira também: