“O amor de Jesus pede que nos deixemos tocar pelas situações de quem é provado", disse o papa Francisco no final da oração do Ângelus de hoje (19).

Francisco rezou por todos os “que sofrem por causa da guerra ou por causa da pobreza, falta de liberdade ou devastação ambiental”.

“Penso especialmente na Síria e na Turquia, nas tantas vítimas do terremoto, mas penso também nas tragédias cotidianas do querido povo ucraniano”, disse o papa.

Ele também lembrou a devastação ambiental e elevou suas orações pela Nova Zelândia, atingida nestes dias por um forte ciclone.

“Não nos esqueçamos de quem sofre e que nossa caridade seja atenta, que seja uma caridade concreta!”, pediu o papa Francisco.

Um terremoto abalou grande parte do sul da Turquia e do norte da Síria em 6 de fevereiro, deixando ao menos 40 mil mortos e milhares de feridos e afetados que perderam suas casas.

Francisco enviou ajuda financeira à população afetada e camisetas térmicas para um campo de refugiados.

Na quinta-feira (16), o papa recebeu em audiência no Vaticano o novo embaixador da Turquia, Ufuk Ulutaş, a quem perguntou sobre as necessidades mais urgentes da população.

A Santa Sé enviou um avião do aeroporto de Roma com alimentos, fraldas e outros materiais de socorro para os afetados pelo trágico terremoto.

Os ucranianos continuam sofrendo os estragos da guerra. No próximo dia 24 de fevereiro completará um ano desde que as tropas russas invadiram o país.

Francisco também falou do ciclone que devastou duas ilhas da Nova Zelândia e causou a morte de pelo menos 8 pessoas e 3 mil desaparecidos.

A tempestade deixou a população sem eletricidade e milhares foram obrigados a deixar suas casas.

Confira também: