A Bíblia contém muitas passagens que podem ajudar os cristãos a viver melhor a Quaresma. Abaixo estão algumas referências da Sagrada Escritura relacionadas a este tempo de preparação para a Semana Santa e a Páscoa.

Jesus é tentado no deserto (Mt 4,1-11)

Na Quaresma, destaca-se a passagem bíblica em que Jesus é levado pelo Espírito ao deserto para jejuar 40 dias e 40 noites e é tentado pelo demônio.

Sobre esta passagem, são João Crisóstomo ensinou em uma de suas homilias que, como Jesus, "por grandes que sejam as tentações que possais sofrer depois do Batismo, não vos perturbeis por elas, mas permanecei firmes".

Santo Agostinho disse que o Senhor se ofereceu para ser tentado para “tornar-se um mediador que vença as tentações, não só com a sua ajuda, mas com o seu exemplo”.

Por isso, o Catecismo da Igreja Católica convida a se unir na Quaresma “ao mistério de Jesus no deserto”.

O Senhor dá instruções sobre o jejum (Mt 6,16-18)

O jejum é outro elemento fundamental durante a Quaresma, especialmente nas sextas-feiras, Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

Para fazê-lo da forma certa, Jesus pede "que não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que je­juam".

Sobre esta passagem do Novo Testamento, são Leão Magno diz que “não é bom o jejum que não provém da convicção da consciência, mas da arte de enganar”.

Arrependei-vos e crede no Evangelho (Mc 1,15)

No início da Quaresma, a liturgia católica recorda de modo especial o chamado do Senhor ao arrependimento e à fé na boa nova do Evangelho.

Por isso, a Igreja pede aos fiéis que aproveitem este tempo para se aproximarem do “sacramento da conversão”, também chamado de sacramento da penitência ou da reconciliação.

O Catecismo da Igreja Católica diz que este sacramento “consagra um processo pessoal e eclesial de conversão, arrependimento e reparação por parte do cristão pecador”.

Pois tu és pó e ao pó hás de voltar (Gn 3,19)

Durante o rito da imposição das cinzas na Quarta-feira de Cinzas, o padre fala estas palavras retiradas do livro do Gênesis.

A frase "tu és pó e ao pó hás de voltar" lembra que fomos criados por Deus e que nossa vida terrena terá um fim para o qual devemos estar preparados.

Que tua mão esquerda não saiba o que fez a direi­ta (Mt 6,3)

Nesta passagem do Novo Testamento, o Senhor convida a fazer o bem em todos os momentos, evitando a tentação de buscar o reconhecimento dos outros.

Sobre este ponto, são João Crisóstomo refletia que “se quereis ter espectadores das coisas que fazeis, aqui estão eles: não só os anjos e arcanjos, mas também o próprio Deus do universo”.

Mais em