O papa Francisco incentivou a aprender com a sabedoria dos povos aborígines e pediu aos governos que reconheçam a dignidade e os direitos dos povos indígenas em todo o mundo.

Francisco recebeu hoje (10), no Vaticano, uma delegação do Fórum dos Povos Indígenas, que acontece nestes dias na sede do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

“Peço aos governos que reconheçam os povos indígenas de todo o mundo, com suas culturas, línguas, tradições e espiritualidades, e que respeitem sua dignidade e seus direitos, conscientes de que a riqueza de nossa grande família humana consiste em sua diversidade”, disse o papa.

Para Francisco, as culturas indígenas “não devem ser convertidas numa cultura moderna, não. Elas devem ser respeitadas”.

Francisco reconheceu que “infelizmente, estamos presenciando uma crise social e ambiental sem precedentes”. Por isso, alertou que se realmente queremos “melhorar o planeta em que vivemos, são imprescindíveis mudanças profundas nos estilos de vida”.

O papa acrescentou que “não podemos continuar devorando avidamente os recursos naturais”.

Por fim, o papa Francisco convidou a aprender com a sabedoria dos indígenas “pois não é uma sabedoria enciclopédica”, mas é a “sabedoria de ver, ouvir e tocar da vida cotidiana”.

Confira também: