O papa Francisco escreveu um telegrama de condolências pela "enorme perda de vidas humanas" causada pelo terremoto que abalou grande parte do sul da Turquia e da Síria. Francisco manifestou sua proximidade espiritual a todos os afetados.

A sala de imprensa da Santa Sé publicou hoje os telegramas de condolências do papa Francisco enviados pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, ao núncio apostólico na Turquia, dom Solczyński, e na Síria, cardeal Mario Zenari.

A mensagem dirigida ao núncio da Turquia, diz que o papa Francisco "ficou profundamente entristecido" com a notícia da "enorme perda de vidas humanas" causada pelo terremoto.

O papa Francisco manifestou a sua proximidade espiritual a todos os afetados, “confiando os atingidos por esse desastre à providência do Todo-Poderoso”.

Francisco enviou suas mais profundas condolências "aos que choram suas perdas" e ofereceu suas orações "para que os socorristas sejam sustentados em seus cuidados com os feridos e nos esforços contínuos de socorro pelos dons divinos da fortaleza e perseverança".

No telegrama dirigido ao cardeal Mario Zenari, o papa Francisco elevou “sentidas orações pelas almas dos mortos e por todos os que choram por eles”.

"Como renovado sinal de sua solidariedade espiritual, Sua Santidade invoca sobre o sofrido povo sírio as bênçãos divinas de força e paz", conclui o telegrama.

Na madrugada de hoje (6), um terremoto de magnitude 7,8 sacudiu o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria, deixando cerca de 1,6 mil mortos e 6,5 mil feridos.

Algumas horas depois, por volta das 13h30 (horário local), um segundo terremoto de escala 7,5 atingiu o centro da Turquia, derrubando mais edifícios. O número de feridos continua aumentando porque muitas pessoas estão presas nos escombros.

A Turquia fica em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

O governo turco declarou nível de alarme 4 e pediu ajuda internacional depois que mais de mil prédios em várias províncias do sul da Turquia e do norte da Síria foram demolidos pelo terremoto ocorrido por volta das 4h.

Confira também: