Uma emissora de televisão encontrou um vídeo de 20 minutos de uma entrevista do padre Georges Lemaitre, formulador da teoria do Big Bang, a mais bem sucedida hipótese da fisica sobre os primeiros instantes do universo e sua expansão.

Até agora, apenas as fotografias do padre Lemaitre estavam preservadas. A mais popular delas é uma em que ele aparece ao lado de Albert Einstein. Lemaitre, belga, foi um dos mais importantes astrofísicos do mundo.

A emissora de televisão da Bélgica VRT achou a fita de uma entrevista em francês que o produtor Jerome Verhaeghe fez com o padre Lemaitre em 14 de fevereiro de 1964 e que foi transmitida por BRT (antigo nome de VRT).

Kathleen Bertrem, do Arquivo VRT, disse no final de dezembro de 2022 que encontrar o video foi como “achar uma agulha no palheiro”, porque ele havia sido catalogado incorretamente na catálogo do arquivo da emissora.

Na entrevista, o padre Georges Lemaitre diz que sua teoria sofreu resistência entre cientistas porque parecia tornar necessária a ideia de criação.

Segundo ele, "antes da teoria da expansão do universo, cerca de quarenta anos atrás [na década de 1920], esperávamos que o universo fosse estático, porque nada muda".

“Era uma ideia que, a priori, se aplicava basicamente a todo o universo”, disse o astrofísico e padre belga.

No entanto, descobrir a expansão fez com que a ideia de um universo estático "fosse inadmissível”.

O padre e astrofísico contou também que isso o levou a propor a teoria do Big Bang sob o nome de "átomo primordial".

“Há um começo muito diferente para o estado atual do universo, um começo de multiplicidade que se pode descrever, até onde podemos descrevê-lo, na forma da desintegração de toda a matéria em forma de átomos", disse.

Essa expansão nos leva a ter “um universo, um espaço em expansão cheio de plasma, com raios muito energéticos que vão em todas as direções”.

Padre Lemaitre chamou esses raios de “fogos de artifício primordial”, que foram preservados no espaço “dando-nos um testemunho das primeiras idades do mundo”.

O padre belga destacou que tentava apresentar sua teoria em termos científicos, sem influência de suas convicções religiosas.

O vídeo completo da entrevista com o padre Georges Lemaitre pode ser visto no canal VRT no YouTube.

Confira também: