Depois de sua morte, o papa emérito Bento XVI foi vestido com a casula vermelha que usou durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Sidney 2008. É com ela que será sepultado nas grutas vaticanas, sob a basílica de São Pedro.

Em uma publicação no Facebook, dom Anthony Fisher, arcebispo de Sidney, Austrália, disse que “o papa emérito Bento XVI me disse em muitas ocasiões como havia gostado de sua visita a Sidney para celebrar a Jornada Mundial da Juventude em 2008”.

“Em um ato muito simbólico, o papa emérito jaz agora com a casula da JMJ que ele usou na missa final da JMJ em Randwick”, disse ele.

Bento XVI morreu em 31 de dezembro de 2022 no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde morava depois desde que renunciou ao pontificado em 2013.

O seu corpo, vestido com a casula vermelha, foi levado para a basílica de São Pedro na manhã desta segunda-feira (2), para que os fiéis católicos lhe prestem homenagem e possam dar-lhe o último adeus.

Estima-se que pelo menos 65 mil pessoas foram visitar o papa emérito no primeiro dia de seu velório na basílica de São Pedro.

O papa Francisco vai celebrar o funeral de seu antecessor na quinta-feira (5). O corpo de Bento XVI será sepultado nas grutas do Vaticano, no túmulo originalmente destinado a são João Paulo II.

Bento XVI na JMJ Sidney 2008

Por ocasião da JMJ 2008, Bento XVI visitou Sidney de 13 a 21 de julho de 2008. Na missa que celebrou no domingo, 20 de julho, no Hipódromo de Randwick, disse aos jovens que "o Senhor está a pedir-vos que sejais profetas desta nova era, mensageiros do seu amor, capazes de atrair as pessoas para o Pai e construir um futuro de esperança para toda a humanidade”.

“Uma nova geração de cristãos, revigorada pelo Espírito e inspirando-se a uma rica visão de fé, é chamada a contribuir para a edificação dum mundo onde a vida seja acolhida, respeitada e cuidada amorosamente, e não rejeitada nem temida como uma ameaça e, consequentemente, destruída", disse

Confira também: