O presidente da república italiana, Sergio Mattarella, junto com autoridades civis do país foram hoje (2) rezar diante do corpo do papa emérito Bento XVI na basílica de São Pedro no Vaticano.

Em seu testamento espiritual, Bento XVI escreveu que a Itália era "sua segunda pátria".

Numa breve mensagem enviada ao papa Francisco, o presidente Mattarella manifestou "com carinho" suas mais "sentidas condolências da Itália pela morte do papa emérito Bento XVI".

 

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, visitou a basílica de São Pedro, rezou diante do corpo do papa emérito e manifestou suas condolências ao secretário pessoal de Bento XVI, dom Georg Gänswein.

Numa mensagem recente, Giorgia Meloni escreveu que Bento XVI "foi um gigante da fé e razão".

 

“Pôs a sua vida ao serviço da Igreja universal e falou, e continuará falando, aos corações e às mentes dos homens com a profundidade espiritual, cultural e intelectual do seu magistério”, disse a primeira-ministra italiana.

 

O corpo de Bento XVI está na basílica de São Pedro para que os fiéis possam ter "um último encontro com o papa emérito, para cumprimentá-lo e dizer-lhe adeus", disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O corpo foi levado para a basílica às 7h. Na chegada, houve um momento de oração celebrado pelo arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti

Mais em

O funeral de Bento XVI será celebrado pelo papa Francisco na quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, às 9h30 na praça de São Pedro.

Confira também: