Muitos bispos ao redor do mundo se uniram ao pedido do papa Francisco de orações pelo papa emérito Bento XVI.

“Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo papa emérito Bento, que no silêncio está sustentando a Igreja”, disse Francisco ao final da audiência geral de ontem. O papa afirmou que Bento XVI “está muito doente” e pediu para recordar dele, “pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”.

A Conferência Episcopal Mexicana manifestou seu apoio em “comunhão de orações” pela “saúde do papa emérito Bento XVI, que nas últimas horas está delicado e sob supervisão médica”.

“Peçamos ao Senhor que por intercessão de nossa Mãe Santíssima a Virgem de Guadalupe o console e ampare”, escreveu a CEM.

O comunicado oficial da CEM também diz que a vida de Bento XVI "é um verdadeiro testemunho de amor a Deus no serviço da Igreja, sempre anunciando o Evangelho com simplicidade e humildade, iluminando nossos passos rumo ao encontro com Jesus Cristo".

 

O arcebispo de Bolonha, dom Matteo cardeal Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana, disse: “Neste momento de sofrimento e provação, nos unimos em torno do papa emérito. Asseguramos a lembrança na oração em nossas igrejas”.

Em seguida, o presidente da CEI citou as palavras de Bento XVI: "por mais duras que sejam as provações, por mais difíceis que sejam os problemas, por mais pesados ​​que sejam os sofrimentos, nunca cairemos das mãos de Deus, essas mãos que nos criaram, nos sustentam e nos acompanham no caminho da existência, porque estão guiadas por um amor infinito e fiel”.

O cardeal Zuppi destacou que a permanência do papa emérito "de um modo novo junto ao Senhor Crucificado", acompanhando "o caminho da Igreja com a oração e a reflexão", constitui "uma forte mensagem para a comunidade eclesial e para sociedade como um todo".

O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, dom Luis José Rueda Aparicio, pediu “acudir a Deus para que console, abençoe e fortaleça o papa emérito em seus problemas de saúde”.

“Nós, a Igreja que reza, peregrina e trabalha na Colômbia, nos unimos nas orações do mundo inteiro, rezando pelo papa emérito Bento XVI, a quem admiramos e agradecemos porque colocou toda a sua sabedoria a serviço da evangelização em todo o mundo".

O arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella, presidente da Conferência Eiscopal Espanhola, também se uniu ao pedido de oração por Bento XVI.

 

A Conferência dos Bispos Católico dos EUA publicou o texto de uma uma oração pelo papa emérito.

 

Mais em

O arcebispo de São Francisco, EUA, dom Salvatore J. Cordileone, pediu orações por Bento XVI e disse que “ele é uma grande alma e uma grande inspiração para milhões”.