As três principais virtudes de santo Estêvão, cuja festa é celebrada hoje (26), foram a caridade, o anúncio e o perdão, disse o papa Francisco durante a oração do Ângelus na praça de são Pedro.

O papa recordou que o Livro dos Atos dos Apóstolos descreve que santo Estêvão foi “um dos sete diáconos que a comunidade de Jerusalém consagrou para servir à mesa, para a caridade”.

“Isto significa que seu primeiro testemunho não foi dado com palavras, mas através do amor com o qual servia os mais necessitados”, disse o papa.

Francisco advertiu que santo Estêvão "não se limitou a esta obra de assistência", mas “a todos que encontrava, falava de Jesus: compartilhava a fé à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos dos apóstolos”

Para o papa, testemunhar consiste em “acolher a Palavra e comunicar a beleza da Palavra, contando como o encontro com Jesus muda a vida”.

“Isto foi tão importante para Estêvão que não se intimidou nem mesmo com as ameaças de seus perseguidores, nem mesmo quando viu que as coisas se complicavam para ele”, disse o papa.

Por fim, Francisco disse que santo Estêvão soube “unir a caridade e o anúncio” também “no momento da morte” quando “seguindo o exemplo de Jesus, perdoou seus assassinos”.

Confira também: