“Eu já assinei a minha renúncia. Foi quando Tarcisio Bertone era secretário de Estado”, disse o papa Francisco que fez 86 anos no sábado, numa entrevista ao jornal espanhol ABC publicada ontem (18) na Espanha.

“Assinei a renúncia e lhe disse: ‘em caso de impedimento médico ou o que quer que seja, aqui está a minha renúncia. O senhor a tem’. Não sei a quem Bertone deu, mas eu dei a ele quando ele era secretário de Estado”, disse o papa.

O papa Francisco fez esta declaração ao responder uma pergunta sobre o que aconteceria se um papa “ficasse repentinamente impedido por problemas de saúde ou acidente”.

O cardeal Bertone foi nomeado secretário de Estado por Bento XVI em 2006 e continuou no cargo até 31 de agosto de 2013, já no pontificado do papa Francisco.

Ao responder se ele quer que isso seja conhecido, Francisco disse que "é por isso que estou lhes dizendo". "Agora talvez alguém vai e pergunte a Bertone: 'Dê-me essa carta'.... (Risos). Certamente ele o terá dado ao novo secretário de Estado. Eu entreguei a ele enquanto secretário de Estado”, disse.

Durante a entrevista, Francisco disse que não fez nenhum estatuto com a definição de "papa emérito". “Nem passou pela minha cabeça fazer isso. Tenho a sensação de que o Espírito Santo não tem interesse em que eu me ocupe dessas coisas”, disse.

Confira também: