O papa Francisco escreveu um telegrama de condolências pela morte do bispo de Wa, Gana, dom Richard cardeal Baawobr, que morreu no domingo (27), aos 63 anos, três meses depois de ter sido criado cardeal no consistório de 27 de agosto de 2022.

O cardeal Baawobr não pôde participar do consistório por ter sido internado em Roma com problema cardíaco.

Na mensagem publicada hoje (29) pela sala de imprensa da Santa Sé, o papa Francisco transmitiu suas condolências à família do cardeal e "aos missionários da África, assim como ao clero, religiosos e leigos da diocese de Wa".

Ele também destacou "o fiel testemunho do Evangelho, marcado por um serviço generoso à Igreja em Gana, especialmente aos mais necessitados".

"Uno-me de bom grado aos fiéis na oração para que nosso Pai Misericordioso conceda a este sábio e gentil pastor a recompensa de seu trabalho e o acolha na luz e na paz do Céu", rezou o papa Francisco.

"A todos os que choram a morte do defunto cardeal, na firme esperança da ressurreição, eu concedo minha bênção como penhor de consolação e paz em Jesus, o primogênito dos mortos", concluiu Francisco.

O cardeal Baawobr, bispo de Wa desde 2016 e presidente da Conferência dos Bispos Africanos, era conhecido por sua caridade e cuidado com as pessoas com deficiência mental em Gana, onde há seis anos criou um ministério de cuidados de saúde para os deficientes que foram abandonados. 

Com a morte dele, o número de cardeais eleitores cai para 126.

Confira também: