O bispo de Wa, Gana, dom Richard cardeal Baawobr, morreu ontem (27) aos 63 anos, três meses depois de ter sido criado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 27 de agosto de 2022.

Até agora, a causa da morte é desconhecida, mas em 27 de agosto o cardeal Baawobr não pôde participar do consistório por causa de um problema cardíaco.

O papa Francisco informou naquele mesmo dia que ele havia sido hospitalizado e que aparentemente havia passado por "algum tipo de operação".

"É com grande tristeza que os informamos do retorno ao Pai celeste do nosso coirmão cardeal Richard Baawobr hoje", disse o padre André-Léon Simonart, secretário-geral dos Missionários da África (Padres Brancos), sociedade de vida apostólica à qual o cardeal pertencia.

O padre disse que dom Baawobr foi transportado de ambulância da cúria geral para o hospital Agostino Gemelli de Roma às 17h45 e recebeu "a triste notícia às 18h25".

“Que Richard descanse na paz de seu Senhor a quem serviu tão generosamente. Nossas orações e pensamentos estão também com sua família, sua diocese, seus companheiros bispos e todos os seus amigos e conhecidos", acrescentou.

O cardeal Baawobr, bispo de Wa desde 2016 e presidente da Conferência dos Bispos Africanos, era conhecido por sua caridade e cuidado com as pessoas com deficiência mental em Gana, onde há seis anos criou um ministério de cuidados de saúde para os deficientes que foram abandonados. 

Confira também: