O papa Emérito Bento XVI recebeu ontem (24), no mosteiro Mater Eclesiae, no Vaticano, a visita de monsenhor Francesco Camaldo, um velho amigo sacerdote que conheceu há mais de 40 anos.

A Fundação vaticana Joseph Ratzinger publicou algumas fotografias nas quais se nota a alegria do papa ao receber monsenhor Camaldo, que lhe presenteou com uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus.

A amizade de Bento XVI e monsenhor Camaldo

Em 15 de outubro de 1977, monsenhor Camaldo deu as boas-vindas ao então dom Joseph Ratzinger ao tomar posse do título cardinalício de Santa Maria Consolatrice al Tiburtino, igreja localizada na praça Santa Maria Consolatrice do bairro Casal Bertone, em Roma.

Nessa época, o padre Camaldo, recém-ordenado sacerdote, era vigário paroquial deste templo.

Monsenhor Camaldo em 1984 foi nomeado chefe do Gabinete de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, cargo que ocupou até 2013, ano em que terminou o pontificado de Bento XVI.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Como mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, monsenhor Camaldo apareceu em diversas ocasiões, como o funeral de João Paulo II, a eleição de Bento XVI, o conclave e o Habemus Papam, ou seja, quando é anunciado no Vaticano que um novo papa foi eleito.

Em 18 de dezembro de 2005, a igreja de Santa Maria Consolatrice foi a primeira paróquia romana visitada por Bento XVI depois de ser eleito bispo de Roma.

Confira também: